Desde 2013, José Raimundo Souza Pereira, 52 anos, vive um drama: a busca pela família. Ele é morador da Associação Casa Santo André, que ajuda pessoas em situação de rua, e sofre de amnésia, o que dificulta qualquer tentativa de se obter informações relevantes sobre o passado. Há três anos, a instituição tem se esforçado para conseguir dados que possam dar pistas concretas sobre os parentes. O que se sabe é que ele viveu na região administrativa de São Sebastião e que trabalhava como pintor.
Leia mais notícias em cidades
José chegou na instituição transferido do Hospital do Gama depois de ser encontrado em situação de rua. A assistente social que o acompanha, Gabriela Fernandes, diz que ele sempre demonstra em conversas a vontade de reencontrar os familiares. ;Na maioria das vezes menciona algumas coisas, mas é muito vago. Por exemplo, ele sabe que tem filhos, mas não consegue relatar por conta própria as informações, precisa de um certo estímulo;, aponta.
A Casa Santo André conseguiu poucos números de documentos, mas nada esclarecedor. Após divulgarem a história na internet, algumas pessoas disseram o reconhecer de São Sebastião. Funcionários da casa assistencial o levaram a um passeio na região do Café Sem Troco. Lá, José reconheceu moradores. ;Ele até chorou . Conseguimos algumas pistas, mas nada que fosse determinante para achar alguém;, conta Gabriela.
Mesmo após contatos com a defensoria pública, ministério público e delegacias, nenhuma informação sobre a família do ex-pintor foi encontrada. Apesar das dificuldades, a instituição persiste na procura. Como tem 52 anos, ele não é considerado idoso, e permanecer na instituição pode ser prejudicial. ;Ele é muito tranquilo, só não tem muita noção de tempo e espaço, mas é super-independente. Localizar os parentes é importante; destaca a assistente social. A Associação Casa Santo André fica localizado Quadra 07 A/E Setor Sul do Gama. Os telefones de contato são (61) 3385-2615 / 7818-5013 / 9.8482-3461.