Cidades

Princesa da Bélgica conhece projeto social em São Sebastião

Recebida com flores, realeza conheceu ação que ensina balé e dança contemporânea para crianças e adolescentes

postado em 07/07/2016 06:10
A festejada selfie com a princesa Maria Esmeralda

A palavra princesa, por si só, encanta. Por isso, quando souberam que seriam visitadas por uma nobre em carne e osso, as 54 meninas de um projeto social de São Sebastião puseram-se a sonhar. O aguardado encontro ocorreu ontem no endereço onde funciona, desde 2006, o Projeto Garatuja, que promove aulas de balé clássico e dança contemporânea para meninas de 9 a 18 anos. ;Parece um sonho, estou um pouco nervosa, mas muito contente por conhecê-la. Ela é linda;, conta Milena dos Anjos, 13 anos, que participa do projeto há três anos e meio. A menina refere-se a Maria Esmeralda Adelina Liliana Ana Leopoldina, o nome pomposo da filha do rei da Bélgica, Leopoldo III.

Aos 59 anos, a princesa está conhecendo projetos sociais pelo Brasil. O encontro com as meninas dançarinas foi possível após o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smet, ter contato por meio de uma reportagem do Correio, o trabalho da belga Dorká Hepp, professora de dança contemporânea no projeto. ;Nós nos encontramos e eu o trouxe para conhecer o Garatuja, que ele adorou. Há pouco mais de uma semana, ele nos surpreendeu com a notícia de que a princesa da Bélgica viria a Brasília, e que ele gostaria que ela nos conhecesse;, relata a professora.



Recebida com flores, sorrisos, presentes e muito carinho pelas meninas, que fizeram fila para tirar foto com ela, a princesa falou sobre a importância de dançar. ;A dança é muito importante na vida, tanto para a mente quanto para o corpo. É um modo de cada um se comunicar com seu interior;, disse. Além dela, o embaixador da Bélgica, Jozef Smet, e a primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, compareceram à apresentação.

No Projeto Garatuja, as meninas têm aulas de dança até três vezes por semana. Aos sábados, participam de monitorias feitas em parceria com alunos da UnB. Tudo gratuito; a única exigência para participar do grupo são as boas notas na escola. A ação é mantida com doações e voluntariado pela Associação Assistência, Cultura e Educação Humana (ACEHU), que há 21 anos atua em Brasília. Heloise Vellozo, presidente da ACEHU, agradeceu a princesa por prestigiar e trazer visibilidade para o projeto. ;Foi uma oportunidade única para as meninas. Muitas tinham prova na escola, mas foram liberadas pelas professoras só para estarem aqui conhecendo a princesa;, conta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação