Cidades

PM prende 410 pessoas em mega operação contra o tráfico no Recanto das Emas

Além disso, foram apreendidos 85 adolescentes e 119 carros roubados foram recuperados

Nathália Cardim
postado em 07/07/2016 10:00

Em três meses, a Polícia Militar prendeu 410 pessoas, apreendeu 85 adolescentes e recuperou 119 veículos roubados, apenas no Recanto das Emas. Esse é o resultado de uma mega ação batizada de Operação Vellozia, iniciada em abri. Ela também resultou no cumprimento de 15 mandados de prisão que a PM verificou que estavam em aberto, além da apreensão de 33 armas.

A operação, desencadeada pelo 27; Batalhão de Polícia Militar (BPM), contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque). O serviço de inteligência da PM realizou levantamentos e filmagens e a maioria dos criminosos foram autuados em flagrante, principalmente pelo crime de trafico de drogas.

Leia mais notícias em Cidades.

Uma das principais prisões ocorreu na quadra 804. Jonas Jesus de Matos, 18 anos, conhecido pela PM como um dos maiores traficantes da área, foi preso em sua casa com grande quantidade de entorpecentes, além de armas e munição. Na quadra 206, a polícia deteve Jairo Honório Ferreira, 26 anos, e Rodrigo Moreira das Virgens, 20, por tráfico de drogas. Ambos foram presos no mês de junho e tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. Já na quadra 403, seis menores foram apreendidos com 16 litros de lança perfume que seriam revendidos a usuários do Recanto das Emas.

Ainda segundo a corporação, pelo mapa de criminalidade geral da região, foram verificados os ;hots ; points; (pontos quentes) de maior incidência criminal na cidade e direcionado o trabalho da operação para essas áreas. A PMDF informou que trata-se de uma técnica inovadora, que consiste em atuar repressivamente com as unidades especializadas e o apoio do serviço de inteligência, auxiliando assim a unidade de área no combate a criminalidade.

Posteriormente, essa unidade terá condições de alocar e utilizar o seu policiamento de forma mais efetiva e inteligente, mantendo a prevenção e passando uma maior sensação de segurança para a população. A operação recebeu o nome de Vellozia em alusão ao nome científico da planta canela de ema, Vellozia Squamata, comum na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação