Cidades

Trânsito interditado no Balão do Torto e Colorado

Interdição será a partir das 14h30 deste domingo (17/7) por conta da explosão de uma rocha. O acesso a Planaltina, a Sobradinho, aos condomínios e à região norte como um todo será pelo Paranoá ou por Brazlândia

postado em 17/07/2016 11:28
Interdição será a partir das 14h30 deste domingo (17/7) por conta da explosão de uma rocha. O acesso a Planaltina, a Sobradinho, aos condomínios e à região norte como um todo será pelo Paranoá ou por Brazlândia
O trânsito na saída norte de Brasília terá algumas alterações na tarde de domingo (17/7). A partir das 14h30, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) bloqueará o trecho de 5,2 quilômetros entre o Balão do Torto e o do Colorado para detonar uma rocha na margem da via, no sentido Planaltina-Plano Piloto, às 15h. Não há horário definido para liberar a passagem, pois não se sabe quanto tempo durará a retirada de resíduos do local.

O DER explica que o procedimento é necessário para as obras da ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte, que visam desafogar o trânsito na região norte, onde mais de 100 mil motoristas transitam todos os dias. A Defesa Civil notificou moradores de 37 unidades habitacionais e de cinco pontos comerciais ; entre concessionárias e motéis ; nos arredores para que deixem o local durante a detonação da rocha.

Com isso, o acesso à parte norte do DF deverá ser feito por outras rotas. O trânsito será desviado antes do Balão do Torto para quem se dirige àquela área e no Balão do Colorado para quem vem de lá. ;Ao interromper o Torto-Colorado, o acesso a Planaltina, a Sobradinho, aos condomínios e à região norte como um todo será pelo Paranoá ou por Brazlândia. Essa implosão é necessária para construir pontes e viadutos no trecho;, explica o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice.
A construtora JN colocará material argiloso sobre a área de detonação nesta quinta (14) e na sexta-feira (15) para reduzir o impacto do ruído. Por volta das 13h de domingo, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o DER-DF, a Polícia Civil e a Polícia Militar vão pedir aos moradores e trabalhadores que deixem a área, e, às 14h25, os acessos ao Setor Habitacional Taquari e às chácaras na região serão bloqueados. Cinco minutos depois, os órgãos do DF vão retirar os carros da via e interromper o trecho entre os balões.

Como os moradores já foram notificados, não são eles o principal alvo de preocupação. Segundo o coordenador de operações da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Sinfrônio Lopes, o problema são pessoas que nadam em um córrego próximo ao ponto da implosão, em especial crianças e adolescentes. ;Quem costuma ir ao local deve evitar o córrego, que fica a menos de 200 metros da rocha;, alerta.

O trabalho não será concluído neste domingo. A Defesa Civil estima de 12 a 15 outras detonações, que, em um primeiro momento, estão previstas para ocorrer nos fins de semana subsequentes. Não se descarta, porém, estender as ações para o meio da semana.

Com informações do DER/DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação