Cidades

Semana com umidade abaixo dos 30%: Defesa Civil mantém o estado de alerta

Ontem, o Inmet registrou umidade mínima de 32% e os termômetros marcaram 29,6ºC na hora mais quente do dia

Nathália Cardim
postado em 18/07/2016 08:26

A baixa umidade e a instabilidade do clima, com grande variação de temperatura, continua a incomodar o brasiliense. Depois de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrar, na última quinta-feira, o índice mais alto de temperatura para o mês de julho no Distrito Federal nos últimos 55 anos ; 30,8;C ;, os números diminuíram, mas a estiagem não deu trégua. Nesta segunda (18/7), durante a tarde, a umidade deve ficar em 20%. Os termômetros registraram temperatura de 12,5;C durante a madrugada e podem atingir, novamente, os 30;C na parte da tarde.

O céu deve permanecer de claro a parcialmente nublado ao longo do dia. Ontem, o órgão registrou umidade mínima de 32% e os termômetros marcaram 29,6;C na hora mais quente do dia. A Defesa Civil mantém o estado de alerta em todo o DF e destaca a necessidade de a população beber bastante água e não praticar atividade física entre as 10h e as 17h.

Nos próximos dias, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%. ;Isso ocorre devido à névoa seca na região central do país, que inibe a formação de nuvens e provoca queda da umidade e aumento da temperatura;, explica Maria das Dores Azevedo, meteorologista do Inmet. Essa massa de ar seco deve permanecer até as primeiras chuvas, na segunda quinzena de setembro. Para hoje, o índice de umidade deve variar entre 70% e 20% e a temperatura máxima pode chegar a 29;C.



Para o profissional da área de agricultura urbana Artur Sinimbu, de 31 anos, os efeitos da seca estão relacionados aos tipos de ambiente escolhidos para permanência. ;Eu procuro estar em locais arborizados ou que tenham pontos para me refrescar. Estou planejando conhecer a piscina do Parque Onoyama, em Taguatinga, e costumo passar o fim de semana em locais com mata de galeria; destaca Artur, que também consome suco verde todas as manhãs para amenizar os efeitos da secura.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação