postado em 19/07/2016 06:10
O motorista que se esquecer de acender os faróis nas rodovias, a partir de hoje, será multado e não terá mais perdão. O GDF decidiu suspender as notificações enviadas desde o começo da nova regra, em 8 de julho, mas o gesto compreensivo foi só até ontem. Os 5.055 motoristas que haviam recebido as penalidades no valor de R$ 85,13 não ganharão os quatro pontos previstos pela infração média na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entretanto, precisarão de mais atenção agora. Para ajudar a memória, vale de tudo, até pregar adesivos no painel do carro.
[SAIBAMAIS]A estratégia é da aposentada Sandra Coelho Ribeiro, 59 anos. Depois de perceber que não se recordaria da nova regra, apelou para os notinhas. Eles servem tanto para lembrar de ligar, quando começa a dirigir, como para desligar, ao sair do carro. Sandra chegou a ficar três dias na mão após esquecer os faróis ligados: a bateria do veículo não aguentou. ;Eu não me lembrava de jeito nenhum. Falta de costume mesmo. A noite, a gente lembra porque sente a necessidade, mas de dia isso não acontece;, comenta. Sandra ainda estuda uma estratégia melhor, já que os adesivos também tiram a atenção. ;Acho que deixar só aqui perto do som ajudará. Coloquei alguns no volante, mas eles atrapalham. No rádio, como quase sempre ligo, vai ser uma boa;, avalia.
Ligar os faróis, além de testar a memória do motorista, tem causado confusão. Muitos foram multados por achar que ligar o farolete ou, em alguns carros, o farol de neblina, adiantaria. Não é o caso. O motorista precisa fazer funcionar o farol comumente usado logo que anoitece. ;Os motoristas devem se acostumar com a nova postura. Como é uma ação de caráter educativo, decidimos transformar as multas que foram aplicadas entre 8 e 18 julho em advertências, justamente por ser algo novo;, justificou o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), durante coletiva na manhã de ontem, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique