Familiares, amigos e personalidades políticas acompanharam na manhã desta terça-feira (19/7), o velório do doutor em bioquímica, professor emérito e reitor da Universidade de Brasília (UnB) Lauro Morhy. Aos 76 anos, ele lutou contra um câncer na próstata por cerca de 10 anos, e morreu no último domingo (17/7). O corpo de Lauro foi velado das 10h às 12h no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, e seguiu para Valparaíso (GO), para ser cremado.
Leia mais notícias em Cidades
O adeus a um dos mais proeminentes cientistas do Brasil foi marcado por uma grande movimentação de pessoas. Amigos, parentes e colegas chegavam a todo momento para prestar as últimas homenagens e se despedir o ex-reitor. À frente da instituição de ensino superior por dois mandatos (1997 a 2001 e 2001 a 2005), o educador deixou importantes contribuições, como a criação do Programa de Avaliação Seriada (PAS), a construção do câmpus de Planaltina e descobertas científicas, como o primeiro sequenciamento de aminoácidos de uma proteína extraída do feijão-de-corda.
Apesar da saudade, a lembrança do semblante alegre e do espírito colaborativo mancantes na personalidade de Lauro não deixou os presentes se abaterem. Durante a despedida, um saxofonista dedicou diversas canções como forma de homenagear o professor. ;A quantidade de colegas que veio até o velório hoje, representa a grande pessoa que professor Lauro Morhy era. Todos os conheciam e eram tratados por ele com muito carinho. Ele foi um conciliador e um grande gestor, sempre dedicado. Ver a bandeira da Universidade de Brasília (UnB) junto à Morhy, nos deixa orgulhosos;, comentou o reitor da UnB, Ivan Camargo.
O governador Rodrigo Rollemberg também participou da cerimônia de despedia e lamentou profundamente a morte de Lauro. ;Conheci Lauro Morhy em seu primeiro mandato como reitor da UnB e ele se tornou um grande amigo. A morte dele é uma perda irreparável para Brasília. Ele foi um cientista, um educador, conduziu de forma exemplar a UnB, onde implementou projetos extremamente importantes, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS). O professor Lauro Morhy é uma referência, um exemplo no meio acadêmico. Meus sentimentos à família, aos amigos e a toda comunidade acadêmica;.