Gêmeos são dois ou mais irmãos - idênticos ou não - que nascem de uma mesma gestação. E "primos gêmeos"? Em uma família de cinco irmãs, três ficaram grávidas praticamente juntas. Maria Rosa, Percília e Helena vão dar à luz, na mesma semana, a Beatriz, Theo e Lívia, respectivamente. "Vão ser muito unidos. A gente diz que serão ;primos gêmeos;", brincam. Elas aproveitam a coincidência para curtir juntas o momento, dividir as mesmas angústias, ansiedade, amor, apoio, companheirismo e, é claro, o ensaio da gravidez. Os bebês estão previstos para chegar em 19, 21 e 27 de agosto.
A nutricionista Maria Rosa Marino, de 29 anos, conta que todas estavam planejando engravidar, mas que não revelaram a ninguém o desejo comum. Ela, que já tem o pequeno Leonardo, queria ter outro filho com a diferença de dois anos entre eles. Percília, mãe de Isabela, pensava da mesma forma sobre um irmãozinho a Isabela. A única que nunca tinha falado em gravidez, segundo Maria, era Helena. "Ela guardou a segredo sob sete chaves. A família ficou muito feliz;, lembra.
A coincidência na família Marino foi tanta que, além do mesmo período gestacional, Percilia e Helena descobriram juntas a gravidez. "Elas saíram do trabalho e disseram que precisariam fazer o exame para confirmar. Foram ao laboratório no dia seguinte e ainda buscaram o resultado juntas", diz Maria.
"Tínhamos um jantar marcado e elas contaram lá que estavam grávidas. Na mesma hora pedi ao meu marido que fosse à farmácia para comprar um exame, porque estava com um dia de atraso;, explica. No entanto, como ainda estava no início, deu negativo. "Eu senti que estava também, mas estava recente, e não pegou no exame. Minhas irmãs ainda me disseram ;Nós duas estamos [grávidas], só falta você", conta.
Depois de seis dias, em 25 de dezembro do ano passado, durante uma viagem a Minas Gerais, a nutricionista repetiu o exame. E, dessa vez, o resultado foi positivo: ;Foi no Natal, um momento muito especial, junto com a família do meu marido. Cheguei em Brasília dia 29 de dezembro, marquei um almoço com a minha família e contei. Foi uma situação muito engraçada."
Maria Rosa revela que a gestação comum surpreende quando elas chegam juntas em algum lugar. Garçons, porteiros, médicos e conhecidos estranham as três irmãs com um barrigão. "A gente repara pelo olhar de surpresa, porque não é tão comum assim ter três mulheres da mesma família grávida juntas", diz, aos risos. Com a diferença de uma semana para a gestação de Percília e Helena, Maria se prepara para receber a pequena Bia no fim de agosto.