Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vendas no DF devem crescer até 20% durante Jogos Olímpicos

Lojas de artigos esportivos, bares, hotéis, shoppings e lojas de produtos oficiais estão otimistas

A capital federal começa a entrar no clima das Olimpíadas. Muitas vias estão coloridas, assim como o comércio, que tenta melhorar o faturamento com artigos típicos da cidade e do Brasil. Apesar do pouco movimento a seis dias da abertura oficial do Jogos, há boas expectativas de venda. Alguns setores, principalmente o de artigos esportivos, reformulam as estratégias para atrair o consumidor.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, a experiência com a Copa do Mundo de 2014 se mostrou positiva e motiva os comerciantes. ;Esses eventos, principalmente jogos de futebol, movimentam torcidas e atraem um público grande para a nossa cidade. Moradores e até mesmo visitantes que se hospedam perto dos centros movimentam o comércio;, explica. Segundo a entidade, os indicativos mostram que haverá um crescimento significativo no movimento de bares, hotéis e lojas.

Os estabelecimentos especializados em artigos esportivos esperam um crescimento de vendas de até 20% no período. O gerente da Sport Center do Conjunto Nacional, Francisco Rogério Abreu, está otimista. ;Os jogos começam próximo ao Dia dos Pais, o que colabora duplamente. Estamos cheios de expectativas e esperamos aumento de 15% em comparação aos meses normais. Começamos a notar pessoas procurando artigos das Olimpíadas;, conta. Os funcionários trabalharão com uniformes especiais, e as vitrines ganharão as cores dos Jogos.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terá sete partidas do torneio masculino de futebol e três do feminino. O primeiro jogo na cidade, em 4 de agosto, será Iraque x Dinamarca. A capital também receberá as seleções da África do Sul, Alemanha, Argentina, do Canadá, da Coreia do Sul, China, de Honduras, do México, da Suécia, além do Brasil. As disputas ocorrem até 13 de agosto.

Animação

No Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, a loja oficial Rio 2016 começa a ficar movimentada ; a expectativa da Inframerica, concessionária do terminal aeroviário, é de que circulem cerca de 1,1 milhão entre 1; e 22 de agosto. ;O fluxo de pessoas por aqui só tem aumentado. Estamos com expectativa muito boa, pois o aeroporto é o ponto principal de chegada de turistas de todos os lugares do mundo;, disse a vendedora Michelle Polessa, tão empolgada quanto a colega Kassia Sangaleti, 28. A pequena loja, localizada perto da área de embarque, oferece diversos produtos dos Jogos Olímpicos, como camisetas, chinelos, toalhas, chaveiros, bonés e outros. Destacam-se os mascotes das Olimpíadas, Tom e Vinicius.

A BSB Memo, especializada em artigos da cidade, aposta em produtos específicos, como quadros, camisetas e as pequenas placas que apontam lugares famosos da capital. ;Acho que temos potencial para aumentar o movimento. Estamos animados e aguardando os turistas;, conta a dona do comércio, Tatiana Dunice. A BSB Memo fica na 303 Norte.

Para o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas específicas das Olimpíadas e as lojas de artigos esportivos e da cidade podem ter um aumento de 3% nas vendas, enquanto o comércio em geral não terá um aumento significativo, por ser uma área segmentada.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique