Cidades

Opinião: Eu tenho amigos

Ana Dubeux
postado em 30/07/2016 12:36

Sei que tenho amigos quando acordo de um pesadelo no meio da noite. Sei que tenho amigos quando ouço gargalhadas gostosas, quando vejo os ipês por Brasília, quando tenho vontade de sumir, quando viajo e conheço coisas novas. Sei que tenho amigos quando chego em casa e quando saio dela, quando vou ao cinema, mesmo sozinha, quando piso na areia da praia, quando a angústia é forte e quando a alegria não está cabendo em mim. Não preciso conferir likes e WhatsApp, nem estar rodeada sempre, para saber que a amizade faz parte do meu universo particular. Sei que tenho amigos porque simplesmente os tenho. Uma certeza tão absoluta que se faz presente nos meus melhores, piores, complexos e mais simples momentos da existência. Eles existem e eu sei. Ponto. E você, que também tem os seus, sabe quão confortável essa sensação pode ser.

Nesta semana, justo a que eu pensava em refletir sobre o terror que nos cerca e ameaça, eis que me aparece esse Dia do Amigo, uma irresistível lembrança para dizer às pessoas que lhe dedicam momentos e preocupações que o fato de elas estarem neste mundo é por si só uma bênção e uma segurança. A despeito do que possam fazer por nós, os amigos de verdade são importantes por existir. Quando chegamos a esse estágio de entendimento, conquistamos também a suprema alegria de saber que a amizade transcende muitas coisas, defeitos e qualidades, inclusive. A esta altura, você pode xingar e ser xingado; gritar e ouvir; jogar na cara as verdades sem dó nem piedade; pedir desculpas mais de uma vez. A esta altura, você pode tudo ; ou quase tudo ; porque sabe que aquele laço é indissolúvel.

Sendo leonina, acostumei-me a proteger os meus amigos com garras afiadas. Mas eu o faço na certeza de que, ao estar atenta a eles e a suas necessidades, estou também envolvida numa poderosa rede de proteção. É assim que me sinto. O ;cuidar; ultrapassa as pequenas barreiras do dia a dia, a distância, o tempo, os credos. Cuidar dos amigos e ser cuidada por eles é das trocas mais importantes desta vida. Sou extremamente grata aos amigos que fiz nesta vida. Eles são poucos, como devem ser. Mas são plenos de amor e respeito por mim. Não há presente mais valioso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação