Cidades

Uber tira cliente de transporte executivo e locadoras de veículos

A migração começou em 2014, quando o aplicativo iniciou as operações com mais força no país.

Isa Stacciarini
postado em 02/08/2016 09:35
Mauro de Souza e Fernando Fernandes investem na personalização do serviço e em modelos ainda mais luxuosos
A chegada de aplicativos de transporte individual de passageiros, como o Uber, que será sancionado hoje, não prejudicou apenas os taxistas. Empresas de transporte executivo e locadoras de veículos também enfrentam redução no número de atendimentos. A procura pelo serviço diminuiu em razão da oferta de carros semelhantes por um preço mais baixo operado pelo Uber. Em alguns casos, o prejuízo de quem trabalha no setor já chega a 50%. A mudança de comportamento é visível, principalmente, no público jovem. Executivos conectados à internet e empresas têm deixado de contratar transportadoras e locadoras. Optam, agora, pelo traslado individual do funcionário devido ao menor custo. A migração começou em 2014, quando o aplicativo iniciou as operações com mais força no país.

Os clientes que ainda garantem o faturamento das empresas, fiéis ao atendimento personalizado, são, na maioria, turistas de negócios que vem a Brasília a trabalho. Também diminuiu a clientela residente em Brasília e os turistas que optavam pelo aluguel de carros durante a estada na capital federal. Para minimizar o impacto, locadoras têm alterado a estratégia. O foco agora são os grupos familiares e de amigos, que impulsionam a oferta maior de carros maiores e micro-ônibus. Os empresários também estão reestruturando o serviço. Muitos têm investido na qualificação de motoristas, que chegam a falar até três línguas, e na renovação da frota. Outros procuram cadastrar os veículos no Uber e, no horário alternativo, aproveitam para garantir renda extra.


Empresário do ramo de transporte executivo há 11 anos, Mauro Batista de Sousa, 37 anos, viu a empresa perder cerca de 60% dos clientes em dois anos. Em vez de oferecer a diária do carro a cerca de R$ 450 como antes, hoje opera com mais força em trajetos de deslocamento. O traslado do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até o local do compromisso, por exemplo, fica em torno de R$ 50. ;Com a chegada do Uber, o prejuízo foi muito grande. Os executivos não estão querendo mais alugar o carro por diária, sendo que podem pegar um veículo com as mesmas características quando for conveniente. Isso não quer dizer que todos aderiram ao Uber. Cerca de 40% ainda têm fidelidade de querer o carro à disposição com confiança. Hoje, tento investir em diferença;, destaca.

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