O espaço aéreo de Brasília estará fechado entre 14h e 19h da próxima quinta-feira (4), em função das partidas de futebol válidas pela Olimpíada. Um dia antes da abertura oficial da Rio-2016, o Estádio Nacional Mané Garrincha receberá dois jogos de seleções masculinas: Iraque x Dinamarca e Brasil x África do Sul.
Sobre todo o Plano Piloto, Sudoeste, SIA e partes do Lago Sul e do Lago Norte só serão permitidos voos autorizados pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), da Força Aérea Brasileira (FAB). Aviões de caça e helicópteros estarão de alerta para interceptarem qualquer aeronave que desrespeitar as regras impostas para a segurança dos jogos de futebol na cidade.
Restrições
A operação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck será normal. Contudo, em uma área que abrange todo o Distrito Federal e Entorno, estarão proibidos voos de treinamento, instrução e turísticos. Também estarão proibidas operações de paraquedas, parapentes, balões, dirigíveis, ultraleves, aeronaves experimentais, asas-deltas, aeromodelos e aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones.
Medidas semelhantes serão adotadas em Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (BH) e São Paulo (SP), cidades onde também ocorrerão partidas de futebol masculino e feminino. No Rio de Janeiro as restrições no tráfego aéreo serão maiores, de 3 a 22 de agosto, de forma ininterrupta.
Com informações da FAB