Parece óbvio, mas não é. Com os jogadores fazendo loucuras para capturar Pokémons, a Polícia Militar do DF fez uma cartilha sobre os cuidados que a população deve ter enquanto percorre a cidade em busca dos monstrinhos virtuais. Entre as dicas, a corporação pede que o usuário não cometa crimes nem se jogue na água sem saber nadar durante as partidas.
Segundo a PM, o alerta se fez necessário porque o game, além de trazer entretenimento, tem sido visto como atividade de risco para os usuários. A justificativa da corporação é que ;o jogador fica distraído e se torna alvo fácil para criminosos;. Em alguns lugares do mundo, os caçadores de Pokémon foram atropelados e até roubados enquanto se divertiam.
Desta maneira, a Polícia Militar recomenda que o brasiliense não jogue em lugares ermos e sugere atenção ao jogador que estiver sozinho.
Segue o alerta na íntegra:
1 ; Não exponha seu bem em locais públicos ou ermos, você pode se tornar vítima em roubos
2 ; Não utilize o aparelho celular enquanto dirige, além de ser infração de trânsito, pode causar sérios acidentes
3 ; Não invada propriedade privada, não cometa crimes, sua liberdade é muito importante
4 ; Não ande em locais ermos procurando Pokémon, sua vida é muito valiosa
5 ; Não faça coisas que naturalmente você não faria por correr riscos, como pular muro ou entrar na água sem saber nadar
6 ; Não ande desatento, preste atenção onde pisa, olhe para lados e para a frente a todo tempo, minimize os riscos e priorize sua integridade física
7 ; Não deixem crianças jogar sozinhas por aí, as ruas podem ser muito perigosas para elas.