Otávio Augusto
postado em 07/08/2016 07:10
A melhor data para se conhecer Brasília é entre outubro e maio, período em que a umidade relativa do ar fica, em média, na casa dos 70%. Se a visita ocorrer no período do inverno, entre os meses de junho e setembro, o índice chega a 13% em dias mais quentes. A Olimpíada coincide com o período mais crítico do clima do DF, que receberá, no total, 10 jogos de futebol. Algumas delegações também trouxeram atletas para treinarem na cidade. São australianos, canadenses, alemães, sul-africanos, fora um sem-número de turistas que desembarcaram na capital, onde há 80 dias não chove.Esta semana, o Correio acompanhou o treino de algumas delegações. Pugilistas alemães preparavam-se na Arena Popó Fight, no Setor de Clube Sul, enquanto nadadores australianos e canadenses aproveitavam o Sol para se exercitarem na piscina de alto rendimento da Universidade de Brasília (UnB). A seleção da Dinamarca, apesar de minimizar os efeitos do calor, admite que o clima pode comprometer o rendimento em campo.
O treinador da equipe, Niels Frederiksen, alterou a rotina de treinamento e acredita que a temperatura é um adversário a mais. ;Os jogadores terão de fazer pausas e conseguir se organizar para ter um bom jogo;, reclama, ao ressaltar um sutil ;é difícil para nós;. O meio-campista Jens Jonsson faz graça com as adversidades climáticas. ;Eu pareço latino, não?;, brinca o jogador dinamarquês louro de olhos verdes. Ele minimiza as dificuldades. ;Nos treinos, não tem sido tão ruim. Claro que é quente, mas até agora está tudo bem.;
A seleção olímpica de boxe alemã, que está pela primeira vez em Brasília, desembarcou três dias antes do previsto, em 27 de julho, para que pudessem se adaptar ao fuso horário e ao clima. São 15 pessoas, entre eles um chefe de equipe, quatro técnicos, seis atletas, um fisioterapeuta, um médico e atletas sparring (aqueles que simulam os adversários). Apesar das diferenças, o clima agradou. ;Gosto de acordar todos os dias e saber que terá sol, eu me sinto mais disposto;, conta o lutador da categoria peso-pesado Serge Michel.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique