Luiz Calcagno
postado em 09/08/2016 11:55
A frente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi) por quase 15 anos, dessa vez, Maria do Bonfim Pereira, mais conhecida como Mariazinha, perdeu as eleições. Na Presidência desde 5 de setembro de 2001, ela tentou se manter no poder de diversas formas. Ela disputou pela Chapa 1 e ficou em terceiro lugar. Em segundo, veio o cunhado de Mariazinha, Sérgio Aureliano, encabeçando a Chapa 2 com a mulher, irmã da antiga presidente, como candidata a conselheira fiscal.
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[SAIBAMAIS]Até o pleito, Maria do Socorro Pereira de Santana e Silva era a vice-presidente do Sinpetaxi. A vitória ficou com a Chapa 3, encabeçada pelo presidente da Associação Nacional de Taxistas em âmbito federal (ANTF), Suéd Silvio. A chapa de Suéd ficará à frente do Sinpetaxi de 2016 a 2020. Foram 1.026 votos de associados em dia, sendo 524 para a chapa vencedora, 367 para a Chapa 2 e apenas 132 para a de Mariazinha.
Suéd concorreu com a proposta de ;acabar com o nepotismo;. Ele afirmou, em entrevista ao Correio Braziliense para a edição de 26 de julho, que pretendia preparar a categoria para enfrentar os novos concorrentes. ;O nosso desafio é preparar a categoria para uma concorrência que os taxistas nunca tiveram. Não é bater nela, mas mostrar um serviço melhor. Vamos criar um aplicativo de corrida, diminuir os insumos e praticar preço de combustível mais em conta para o taxista. Baixar a tarifa diretamente sem dar condições para o profissional tornaria o serviço inviável;, afirmou à época.
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[SAIBAMAIS]Até o pleito, Maria do Socorro Pereira de Santana e Silva era a vice-presidente do Sinpetaxi. A vitória ficou com a Chapa 3, encabeçada pelo presidente da Associação Nacional de Taxistas em âmbito federal (ANTF), Suéd Silvio. A chapa de Suéd ficará à frente do Sinpetaxi de 2016 a 2020. Foram 1.026 votos de associados em dia, sendo 524 para a chapa vencedora, 367 para a Chapa 2 e apenas 132 para a de Mariazinha.
Suéd concorreu com a proposta de ;acabar com o nepotismo;. Ele afirmou, em entrevista ao Correio Braziliense para a edição de 26 de julho, que pretendia preparar a categoria para enfrentar os novos concorrentes. ;O nosso desafio é preparar a categoria para uma concorrência que os taxistas nunca tiveram. Não é bater nela, mas mostrar um serviço melhor. Vamos criar um aplicativo de corrida, diminuir os insumos e praticar preço de combustível mais em conta para o taxista. Baixar a tarifa diretamente sem dar condições para o profissional tornaria o serviço inviável;, afirmou à época.
Para saber mais
Mensalidade e desconto
São 3,4 mil permissionários de táxis e entre 1,1 mil e 1,2 mil motoristas auxiliares. No entanto, estão aptos a votarem para a escolha dos novos representantes do sindicato apenas os taxistas com a mensalidade em dia: 1.621. A entidade representativa de classe tem 44 funcionários, cobra R$ 26 de mensalidade e oferece aos motoristas abastecerem no posto de gasolina da 302 Sul por R$ 3,55 (a gasolina custa de R$ 3,59 a R$ 3,60). Há até 2 anos, o Sinpetaxi exigia o pagamento de uma joia no valor de um salário mínimo para que os profissionais se sindicalizassem, mas não há mais essa obrigatoriedade. Hoje, a categoria paga R$ 1,25 por corrida como ajuda de custo para operar no posto improvisado do aeroporto.
Mensalidade e desconto
São 3,4 mil permissionários de táxis e entre 1,1 mil e 1,2 mil motoristas auxiliares. No entanto, estão aptos a votarem para a escolha dos novos representantes do sindicato apenas os taxistas com a mensalidade em dia: 1.621. A entidade representativa de classe tem 44 funcionários, cobra R$ 26 de mensalidade e oferece aos motoristas abastecerem no posto de gasolina da 302 Sul por R$ 3,55 (a gasolina custa de R$ 3,59 a R$ 3,60). Há até 2 anos, o Sinpetaxi exigia o pagamento de uma joia no valor de um salário mínimo para que os profissionais se sindicalizassem, mas não há mais essa obrigatoriedade. Hoje, a categoria paga R$ 1,25 por corrida como ajuda de custo para operar no posto improvisado do aeroporto.