A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSPDF) divulgou o balanço de ocorrências registradas durante a Operação Olímpiadas, na manhã desta segunda-feira (15/8). Eles levaram em conta um perímetro de três quilômetros ao redor do Estádio Nacional Mané Garrincha em todos os dias em que ocorreram os jogos.
O levantamento aponta que nos seis dias de evento foram registrados 168 ocorrências policiais, 25 atendimentos do Corpo de Bombeiros e 1.577 atuações do Departamento de Trânsito do DF (Detran). De acordo com a secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo, a Operação Olímpiadas em Brasília cumpriu rigorosamente o protocolo estipulado. "Os números registrados refletem diretamente a preparação da capital para receber eventos de grande porte", afirma.
Das 168 ocorrências registradas nas delegacias, 45% do total foi por extravio. Crime contra patrimônio também apontou um índice alto de 21%. Os locais em que houveram o maior número de incidentes foram no Estádio Mané Garrincha (80), na Rodoviária do Plano Piloto (53) e no Parque da Cidade (21). Os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros foi considerado do tipo leve, onde não apresenta risco à população.
O Detran informou que somente no primeiro dia de jogos, 419 atuações foram feitas com 77 veículos apreendidos. Os principais pontos que não foram respeitados pelos motoristas foram de estacionamento irregular, utilizar celular ao dirigir e a ausência do cinto de segurança. Nenhum dos acidentes apresentou vítimas. Segundo o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim de Sousa, mesmo com a sinalização, ainda houveram várias infrações. "Fizemos um bom trabalho em conjunto com a Polícia Militar (PM) e conseguimos um bom resultado. Foram mobilizados 160 agentes, 50 viaturas e 20 motos", diz.