Cidades

Em assembleia, metroviários decidem permanecer com a greve do serviço

De acordo com informações do Sindicato do Metroviários, mesmo depois da audiência de conciliação intermediada pelo TST, a empresa não apresentou uma proposta que atendesse a categoria

postado em 19/08/2016 01:46
Os trabalhadores do Metrô do Distrito Federal decidiram em assembleia na noite desta quinta-feira (18/8) permanecer com o movimento grevista. De acordo com informações do Sindicato do Metroviários (Sindmetrô-DF) mesmo depois da audiência de conciliação intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), a empresa não apresentou uma proposta que atendesse a categoria. Com isso, o serviço permanece operando apenas em esquema especial nos horários considerados de pico.

O movimento grevista completa 67 dias nesta sexta-feira (19/8), considerada essa a maior greve da história do metrô no DF. Os metroviários reivindicam reajuste salarial de 9,5% e também convocação dos aprovados no último concurso de 2013.Segundo o sindicato, 995 empregados compõem o sistema na capital federal. A empresa contabiliza um deficit de 320 funcionários, porém os trabalhadores estimam que seriam necessários outros 800 para atender a população.

Na última quarta-feira (17/8), a ministra do TST Maria de Assis Calsing, intermediou uma reunião entre o Metrô-DF e o sindicato. O encontro terminou em acordo, que foi apresentado a cerca de 350 metroviários em assembleia realizada na estação Praça do Relógio. A categoria votou pela permanência do movimento. "Vamos aguardar para sentar com a empresa para que efetivamente apresente uma proposta que atenda as reivindicações, principalmente no que se cobra de condições de trabalho", destacou Ronaldo Amorim, presidente do Sindmetro-DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação