Cidades

Estudante brasiliense encabeça doação de ar-condicionado ecológico

A iniciativa, batizado de "Projeto Eco Cooler", construirá ares-condicionados feitos de madeirite e garrafas pet para famílias da Estrutural

postado em 19/08/2016 17:30
A estudante brasiliense, Cecília Avelino, 17 anos, decidiu pegar um projeto de escola e transformá-lo em uma ação social. A iniciativa, batizado de ;Projeto Eco Cooler; construirá ares-condicionados feitos de madeirite e garrafas pet para famílias da Estrutural. Cecília e voluntários vão construir os equipamentos neste sábado (20/8), e distribuirão no próximo fim de semana. A ação começou após um professor do colégio Único, onde ela estuda, passar um trabalho em grupo para a turma.

Leia mais notícias em Cidades

;Dividimos a sala em grupos e ele nos pediu para construir os eco coolers. Eu achei a ideia legal e resolvi ir atrás de expandir o projeto. Conversei com dois grupos de voluntários que fazem ações sociais, o Laços de Alegria e a Fábrica de Sorrisos e eles compraram a iniciativa;, explica Cecília.

Após o apoio dos dois grupos, iniciou-se uma campanha de divulgação do projeto como forma de conseguir doações de garrafas pet, material essencial para a confecção dos equipamentos. As doações ainda podem ser entregues nas filiais do colégio Único. Há pontos de coleta, ainda, na UnB, na Relp Turismos, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), no Hospital Regional do Gama (HRG) e no Hospital das Forças Armadas (HFA).

;Nós já temos cerca de 200 garrafas, mas ainda estamos na expectativa de conseguir 400 até domingo. Também precisamos de doações em dinheiro, ainda falta cerca de R$ 200 para a compra dos maderites.;, afirma Cecília. O eco cooler é um tipo de ar-condicionado feito de garrafa pet e maderites e instalado em janelas.

Em ambientes pequenos, o equipamento pode reduzir a temperatura em, até, 5;C. Por ter uma simples confecção, cada estrutura custa em torno de R$ 20. Para uma janela pequena, um cooler utiliza cerca de 16 garrafas pet e para janelas grandes, por volta de 36 garrafas.

Os coolers serão entregues a famílias da Estrutural préviamente selecionadas: ;Nós esperamos atender de 25 à 30 famílias;, estima Luana Melo, diretora de comunicação do Laços de Alegria. No dia da entrega, além de uma prévia explicação sobre o funcionamento do cooler, os voluntários acompanharão as famílias até as casas para fazer a instalação. ;Acho que o objetivo principal do projeto é incentivar as pessoas a pensar mais no coletivo e criar novos projetos para ajudar o próximo;, completa Cecília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação