Isa Stacciarini
postado em 21/08/2016 09:30
O deputado bispo Renato Andrade (PR), que teve o nome citado no escândalo do suposto esquema de desvio de recursos públicos, enfrentou uma perda na manhã deste domingo (21/8). A mãe do parlamentar, Maria Santos Andrade, 84 anos, morreu após ficar internada há aproximadamente 60 dias no Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul. Boa parte do tempo ela esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O distrital divulgou uma nota onde destaca ser ;incapaz de encontrar palavras para expressar o sentimento;. Ele ressalta, ainda, que ;as lágrimas são de saudade, e não de dor, pois este momento ela já se encontra ao lado do Pai, nosso grandioso Deus;. Por fim, pediu oração de irmãos e amigos.
O velório da mãe do parlamentar começa a partir das 15h30 no Cemitério Campo da Esperança e o sepultamento está previsto para as 17h deste domingo (21/8). Durante entrevistas ao longo da semana, o parlamentar mencionou a saúde debilitada da mãe.
Entenda o caso
O nome dele aparece na gravação que a vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Liliane Roriz (PTB), fez no gabinete do ex-secretário geral da Casa preso na operação Lava-Jato, Valério Neves. No áudio, Valério menciona que bispo Renato Andrade e Júlio César (PRB) tentaram "um negócio" com o presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Afonso Assad. Ele conta, ainda, que o empresário havia dito que "não tinha jeito", em alusão à propina.
Na conversa, Valério esclarece que o deputado Cristiano Araújo (PSD) conseguiu "o negócio das UTIs, onde teria jeito", o que explicaria a mudança da destinação da sobra de emenda parlamentar.
No fim de 2015 a Câmara economizou R$ 31 milhões do orçamento. Inicialmente o dinheiro seria destinado à reformas de escolas da rede pública de ensino, mas R$ 30 milhões acabaram transferidos para o Fundo de Saúde do DF. O acordo entre os deputados era que, com o remanejamento da verba para a saúde, um percentual seria destinado para alguns distritais da Mesa Diretora, mais dois integrantes da Casa.