Cidades

Mesas lotadas, impeachment e filas marcam último almoço no Piantella

Funcionários antigos da casa lamentaram o fim. O clima no começo da tarde, no entanto, era de festa

Renato Alves, Luiz Calcagno
postado em 31/08/2016 14:51

O então governador do estado de Minas, Aécio Neves (E), com o vice-presidente da república, José de Alencar (C), e o ex-presidente, Itamar Franco (D)

Muito movimento, fila para entrar e mesas lotadas. Garçons correm para atender a clientela. Assim foi o último almoço do restaurante Piantella, na 202 Sul, no início da tarde desta quarta-feira (31/8). O horário coincidiu com a votação final do impeachment da ex-presidente da república Dilma Rousseff, impedida no Senado por 61 votos a 20. O estabelecimento era velho conhecido dos políticos. Aberta há 38 anos, a casa era ponto de encontro de parlamentares. De lá saíam decisões, acordos, traições e alianças políticas.

Leia mais notícias em Cidades

O dono do estabelecimento localizado na 202 Sul, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, comunicou a decisão a colegas de profissão, por meio de um grupo de whatsapp, e avisou os funcionários por volta de 9h30 de hoje. Mais conhecido como Kakay, ele lamentou o destino do restaurante, que considera ;patrimônio imaterial da cidade;. Garantiu ter feito o possível para manter a casa, mas a crise financeira do país e as dívidas antigas do estabelecimento não deixaram.

Apesar do anúncio repentino, o ocaso do Piantella já fazia parte do menu de burburinhos brasilienses. Mas Edilson Maninho,

funcionário antigo do estabelecimento, tinha esperanças de que esse dia não chegasse. Aos 55 anos, o baiano de Brejolândia não era apenas garçom do restaurante. ;Eu ajudei a levantar as paredes. Fui pedreiro, engenheiro, arquiteto e decorador;, brinca, sem perder o bom humor que o acompanha há 38 anos como funcionário da casa.

Ele recebeu a notícia com outros funcionários e lamenta, principalmente, perder o contato com os colegas do lado oposto do balcão. ;Aqui tenho muitos amigos e isso é que vai fazer mais falta;, resume. O Piantella foi seu primeiro e único emprego na vida e, agora, ele diz não saber o que fará. ;Vou ficar parado um tempo, para repensar;, resume.

No seu último dia de funcionamento, a casa parecia estar em festa ; até mesmo seu proprietário, Kakay, passeava sorridente entre as mesas. A lotação do almoço chegou a quase sobrar e, segundo os garçons, a despedida teve gosto de lagosta e cerveja. Mas também era possível ver diversas garrafas de vinho, taças de gin tônica e martini, além de homens de terno, famílias reunidas, mulheres em vestidos e ninguém de camiseta.

Últimos momentos

A televisão do bar estava, claro, sintonizada na votação dos senadores. A algazarra dos comensais ficou amena no momento do anúncio do impedimento de Dilma Rousseff, mas a comemoração teve pouco entusiasmo ; sorrisos demonstravam consentimento com a decisão e uma mulher gravava no celular a reação de quem estava lá. No salão, as conversas eram animadas e a espera para conseguir uma mesa chegava aos 40 minutos. Apreciando um carpaccio, o economista Olivier Mattos, 68 anos, lembrava que se tornou cliente em 1990. ;Eu lamento muito. Porque sentirei falta de tudo. Dos garçons, da cozinha, da facilidade de encontrar os amigos.;

O Piantella era o mais tradicional reduto de poderosos de Brasília, entre políticos e empresários patriarcas de famílias tradicionais. Ulysses Guimarães e Luís Eduardo Magalhães tinham mesas cativas ; há uma placa na parede em homenagem à mesa de Magalhães. O agora presidente interino Michel Temer, entre outros, também tinha mesa cativa no bar e no restaurante. O ex-ministro José Dirceu batia ponto no segundo andar, em sala reservada, para degustar vinhos com a cúpula do PT.

Ao Correio, Kakay fez questão de ressaltar a importância histórica do estabelecimento. ;Optamos por fechar. O Piantella tem uma longa história. Bonita. De encontros políticos, familiares, de amores e namoros. Queremos lembrar só das coisas boas. Uma lembrança é a época do Diretas Já. O Piantella era o centro de tudo em Brasília, com almoços e jantares que não acabavam nunca. Ao piano, diversas composições políticas foram feitas por lá;, lembrou.

Kakay era dono do Piantella há mais de 17 anos. Em outubro de 2014, ele comprou os outros 50% de Marco Aurélio Costa, sócio e fundador. À época, o restaurante já acumulava dívidas astronômicas, apesar do cardápio com preços altos e da clientela poderosa e abonada.

Na tentativa de salvar o Piantella, Kakay recorreu ao Refis, o programa da Receita Federal que permite, sob certas condições, parcelar débitos tributários em até 180 meses. Chegou a estudar uma parceria com Alex Atala, o mais badalado chef brasileiro. Acabou recorrendo à mulher, a jornalista Valéria Vieira, formada em gastronomia pela Leiths School of Food and Wine de Londres. Fechou o Piantella para reforma e o reabriu dois meses depois, com o cardápio mais enxuto e a mesma equipe.

No ramo da gastronomia, o plano do casal é focar no outro restaurante, o Piantas, antigo Bistrô Expand, na 403 Sul. "Agora vamos tocar a vida com o Piantas, que é filho do Piantella", destacou o advogado. Como um dos criminalistas mais requisitados de Brasília, Kakay, 58 anos, defendeu e defende muitos nomes de peso do meio político nacional. Conseguiu livrar o publicitário Duda Mendonça das acusações no mensalão do PT e tenta o mesmo com o ex-senador Demóstenes Torres em seu envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação