Cidades

Brasília recebe revezamento de tocha paralímpica no Parque da Cidade

O revezamento começou com a cerimônia de acendimento da pira olímpica realizada no estacionamento 12 do Parque da Cidade, às 9h30

Maria Eduarda Cardim - Especial para o Correio
postado em 01/09/2016 10:50
O revezamento começou com a cerimônia de acendimento da pira olímpica realizada no estacionamento 12 do Parque da Cidade, às 9h30
Após o fim dos Jogos Olímpicos, Brasília recebe nesta quinta-feira (1/9) o revezamento da tocha paralímpica. A capital foi a primeira cidade a receber a tocha. O revezamento começou com a cerimônia de acendimento da pira olímpica realizada no estacionamento 12 do Parque da Cidade, às 9h30.

A novidade ficou por conta da forma de acendimento da chama. Por meio de uma campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo enviaram mensagens para gerar energia suficiente para acender a pira. O governador Rodrigo Rollemberg e a secretária de Esportes Leila Barros acompanharam a cerimônia.

Depois de acesa, Ulisses de Araújo, professor da Secretaria de Educação e fundador da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial, acendeu a tocha. Ulisses foi escolhido como mensageiro de Brasília e passou a chama ao primeiro condutor Cláudio Irineu da Silva.


Claudio foi campeão do Parapan de 2007 no vôlei sentado e afirmou que estava orgulhoso de fazer parte da Paralimpíada no Brasil. "Estou encerrando meu ciclo de atleta paralímpico e achei que não teria oportunidade de participar mas estou aqui abrindo este revezamento muito feliz".

Depois de sair do Parque da Cidade, a tocha seguiu para o Parque das Garças. A chama ainda passa pelo Hospital Sarah, Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência, Escola Nacional de Administração Pública, Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial, e Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais.

Nesta sexta-feira (2/9), o revezamento segue para Belém (PA), depois passa por Natal (RN), São Paulo (SP), Joinville (SC) e termina o trajeto no Rio de Janeiro (RJ), onde acontecerá a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação