postado em 07/09/2016 09:57
Enquanto o tradicional desfile de 7 de Setembro acontece, cerca de 1,5 mil pessoas se preparam para o protesto do Grito dos Excluídos, entre o Museu e a Biblioteca Nacional. O grupo iniciou a passeata rumo ao Congresso Nacional por volta das 10h.
[VIDEO1]
Alguns costuram as palavras Fora Temer em vermelho em uma faixa verde amarela de 200 metros que será erguida na hora do desfile. O diretor da executiva nacional do PT e suplente do senador Cristovam Buarque, Vilmar Lacerda, estava coordenando a tarefa.
Ele espera que pelo menos duas mil pessoas venham participar da manifestação promovida por grupos sociais. "Todo mundo que vem ao desfile vai se manifestar a favor da democracia, contra o golpe", afirmou. Uma outra faixa vermelha de 150 metros foi levantada com os dizeres: Lula guerreiro e Diretas.
O tema deste ano é: Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata". O lema é inspirado numa afirmação do Papa Francisco. Segundo os organizadores, "é notório que nos momentos de crise, seja política, econômico-social, que estes sistemas não suportam as mulheres, os pobres, os negros, os excluídos da sociedade. Dessa forma, sempre alguém será violado de diferentes formas, seja excluído, exterminado, ausente dos direitos básicos".
O Grito dos Excluídos acontece há pelo menos 21 anos. Em cada edição, o lema é escolhido de acordo com o momento político, econômico e social.