Cidades

Aniversário de 56 anos do Lago Norte abre a Virada do Cerrado 2016

A segunda edição do evento promove mais de 500 atividades em 28 regiões diferentes do Distrito Federal até domingo

Simone Kafruni
postado em 07/09/2016 16:28 / atualizado em 16/09/2020 16:19

O aniversário de 56 anos do Lago Norte, nesta quarta-feira, marcou a abertura da segunda edição da Virada do Cerrado, evento com mais de 500 atividades em 28 regiões diferentes do Distrito Federal, que se estenderá até 11 de setembro, com atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais.

Desde às 9h, no Parque das Garças, a programação envolveu atividades esportivas, de qualidade de vida e atrações culturais. Em Taguatinga, durante toda a manhã, o Mutirão no Beco apresentou oficina de compostagem e hortas agroflorestais. Também nesta quarta, para comemorar os 94 anos da instalação da Pedra Fundamental de Brasília, em Planaltina, foi realizada uma caminhada literário-musical, com poesia e sensibilização pelo cerrado.

[SAIBAMAIS]Na quinta-feira, das 11h às 14h, o público de Sobradinho poderá degustar pratos inspirados no Cerrado com o Chef nos Restaurantes Comunitários. Na sexta, o Centro de Excelência do Cerrado ; Cerratenses, no Jardim Botânico, realizará reunião especial do Fórum Aliança Cerrado. No sábado, as atividades serão concentradas no Parque da Cidade, com feira de produtos do cerrado e tecnologias sustentáveis, exposições, oficinas, food bikes e trucks.

Leia mais notícias em Cidades

Como, este ano, a Virada traz como tema principal as mudanças climáticas, serão realizadas ações ligadas aos quatro elementos da natureza ; terra, água, fogo e ar ; promovendo a reflexão sobre o reflorestamento, preservação dos rios e nascentes, práticas de contenção de fogo, mobilidade urbana e poluição do ar. Em uma das tendas temáticas montadas no Parque da Cidade, o ator Marcelo Serrado será a principal atração, no domingo, às 15h, na mesa de diálogos da Tenda Ar.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema)E, do Comitê Criativo da Virada do Cerrado e do Fundo Único de Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam), a Virada conta ainda com a participação de mais de 30 organizações não governamentais, universidades, Sebrae e do Ministério do Meio Ambiente. A programação completa está no site tonavirada.org/programacao.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação