Jornal Correio Braziliense

Cidades

Escola repreende beijo gay e alunos protestam na internet

Os alunos reclamam de uma abordagem homofóbica por parte de um funcionário da instituição

Estudantes de uma escola particular da Asa Norte denunciaram, por meio das redes sociais, um suposto caso de homofobia cometido pela direção da instituição. A postagem ganhou visibilidade e diversos comentários, até mesmo do próprio colégio. Segundo as publicações, um aluno foi flagrado, do lado de fora do prédio, beijando o namorado, que não estuda no local. Uma mãe teria visto e reclamado com funcionários, que recriminaram o rapaz, exigindo que ele contasse aos pais a orientação sexual. A escola negou que tenha cometido qualquer ato de ofensa contra o estudante.



A atitude causou revolta. Relatos dão conta de que o garoto chorou no intervalo, após o incidente. ;E não é a primeira vez que soubemos de casos como esse na escola;, afirmou um dos estudantes. ;Mexeu com um, mexeu com todos. Quero saber quando é que essa galera vai vir pro século 21, e deixar as pessoas se amarem em paz;, comentou outra.

O Correio conversou com uma amiga do jovem, que não quis se identificar. Ela confirmou que o jovem fora repreendido e que houve, sim, ameaça de que os pais fossem informados. ;Eles falaram que manchava a imagem da escola;, garante. Na página da escola, os estudantes questionaram a instituição, mas não foram respondidos. ;Ligar para os pais de um aluno informando que ele estava se relacionando com alguém do mesmo sexo é extremamente antiético;, postou um rapaz, que destacou que, se verdadeira, a informação poderia causar sérios problemas ao aluno, caso os pais não o aceitassem, inclusive com a expulsão de casa.

Em nota, a instituição reforçou que segue um procedimento para lidar com qualquer tipo de relacionamento afetivo entre alunos. No texto, o centro de ensino alega que ;acredita na importância da liberdade de expressão. O colégio esclarece que possui um procedimento padrão quanto a relacionamentos afetivos de seus alunos, ao longo dos seus 32 anos. Reforçamos, ainda, que tal procedimento é seguido, da mesma forma, independentemente do gênero do relacionamento. A instituição repudia qualquer tipo de discriminação e reforça que a missão da escola é, e continuará sendo, focada na formação dos alunos.; Eles negaram, ainda, que os pais do estudante tenham sido avisados.