Cidades

Pets na telona e na plateia

Quem gosta de cinema e de cães teve um dia diferente no Cine Drive-In, numa diversão conjunta inédita na capital

Juliana Contaifer
postado em 11/09/2016 11:19
Quem disse que cinema não é coisa para cachorro? Na noite de ontem, tutores e seus animais lotaram o cine Drive-in para participar do primeiro Cine PipoCÃO. Na tela gigante do cinema ao ar livre, o filme da vez não podia ter mais a ver com o evento: Pets - A vida secreta dos bichos.
Quem gosta de cinema e de cães teve um dia diferente no Cine Drive-In, numa diversão conjunta inédita na capital
A ideia de levar os cães ao cinema partiu do grupo ItDogs Brasília, que se uniu para agitar a cidade com eventos pet e tornar o Distrito Federal cada vez mais petfriendly. O grupo é formado por quatro pessoas que tem contas dos cachorros no Instagram e se juntaram para correr atrás de eventos para os cães .;A ideia do Cine PipoCÃO foi fazer o nosso primeiro evento com a cara de Brasília, onde os donos dessem risada e os cachorros também se divertissem. Como o mar da cidade é o céu, tivemos a ideia de ver um filme que fale dos cachorros, com esse cenário maravilhoso, ao ar livre;, explica a fotógrafa Paula Leon, 27 anos, uma das organizadoras da sessão de cinema.

As organizadoras do evento, Paula Leon, Daniele Wolff e Dayane Siqueira.
Todos os participantes que levaram seus cachorros ontem pagaram meia entrada e receberam dois saquinhos para ajudar na limpeza. Os tutores puderam levar comida de casa, mas foodtrucks e o cardápio do Cine Drive-in também estavam disponíveis. Os 100 primeiros a chegar ganharam um brinde e vários prêmios foram sorteados, entre eles um ensaio fotográfico para o cão e vouchers para serviços de pet shop.

A procura foi tanta que, apesar de a bilheteria funcionar com agilidade, a fila de carros chegou até o Colégio Militar. Para evitar a espera, a dica foi parar o carro do lado de fora, no estacionamento atrás do ginásio Nilson Nelson, e entrar no Drive in a pé. O cinema tem vagas para 380 carros e, segundo a administradora do local, Marta Fagundes, ninguém fica de fora.
Paula Turra com Marina Santos
A servidora pública Paula Turra, 31 anos, levou a afilhada Marina Soares, 9 anos, e o cãozinho Bob, 10 anos, para aproveitar a sessão de cinema. ;São poucos os lugares que a gente pode frequentar com os animais e é muito bom estar com eles. Além do filme, é uma ótima maneira de socializar os cães e deixá-los gastar um pouco de energia;, afirma. Antes do filme, os animais se encontraram e se conheceram. Para a veterinária Cristiane Peixoto, 34 anos, tutora da pequena Lilo, um evento deste porte é a prova de que os cachorros estão incluídos na família. ;Não dá mais pra excluir o cão do convívio, porque ele tem lugar de destaque na nossa rotina.;

Dia cheio
Além da sessão especial de cinema, os pets e seus tutores tiveram a agenda cheia de eventos neste sábado. O Armazém Rural, na 205 Norte, abriu os trabalhos do dia com um café da manhã voltado para animais idosos e seus donos. O objetivo era esclarecer algumas dúvidas sobre cães e gatos já velhinhos.

A Virada do Cerrado também aproveitou o sábado ensolarado para trazer mais informação aos tutores no final da Asa Norte ; durante a tarde, houve duas palestras, sobre os benefícios da convivência com animais e sobre alimentação natural para cães e gatos. Os cachorros presentes puderam participar de um aulão de agility e conhecer outros pets. Durante toda a tarde, o Abrigo Fauna e Flora arrecadou ração e distribuiu brindes para os animais participantes.

A 216 Norte recebeu um bazar beneficente que teve todo o lucro destinado a ajudar o abrigo de animais da Sociedade Humanitária Brasileira. A instituição precisa de dinheiro para ração, remédios e coleiras contra carrapato. A SHB também participou, no SIA, de uma feira de adoção.

Hoje tem mais!
Às 9h, se concentram no estacionamento 11, do Parque da Cidade cães e tutores que participarão da 5; Cãominhada Solidária - Especial Dia do Cerrado. Nesta edição, a Cãominhada, que tem dois eventos por ano, promove a Virada do Cerrado, que busca dar maior visibilidade e importância à conscientização ambiental. Na última caminhada, 1,5 mil pessoas e 1,2 mil cães participaram da festa.

Para se inscrever, basta levar um quilo de ração para cães ou gatos (a ração deve vir lacrada de fábrica e a organização não aceitará doações de comida a granel). Quem adquirir o Kit Solidário por R$25 ainda leva para casa uma bandana personalizada do evento, protetor solar para cães, bebedouro portátil, calendário e outros presentes para os pets. O dinheiro arrecadado será doado para a campanha Castração Solidária, que castra animais de famílias carentes, e a ração arrecadada vai para cães e gatos abrigados pelo Quintal dos Bichos, Projeto Adoção São Francisco, Felinos e Projeto Linda.

É imprescindível o uso de coleira e os cães devem estar com as vacinas em dia. A organização não permitirá a presença de cadelas no cio e gatos. A cãominhada vai em direção ao estacionamento 10, onde estará organizado um espaço para piquenique, foodtrucks, degustação de comida para cães, bazar de ongs parceiras do evento e venda de produtos da Cãominhada Solidária e Projeto Cão Guia de Cegos de Brasília, entre outros. Toda a renda angariada será revertida para ações em prol dos animais.

A Cãominhada também servirá como ponto de encontro de alguns grupos de cães. O Palácio dos Shih tzus, o Clube de Pugs de Brasília estarão presentes e o 2; Encontro de Vira-latas do DF acontecerá no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação