Cidades

Em manifestação, policiais civis cobram fechamento de DPs após às 19h

Eles exigem, ainda, uma posição mais formal do diretor geral, Eric Seba, em defesa da categoria, que exige isonomia salarial com a Polícia Federal (PF)

postado em 14/09/2016 14:44
Os manifestantes exigem reajuste de 37%, o mesmo conquistado pelos colegas da PF, e levam faixas questionando o %u201Csucateamento da PCDF%u201D
Policiais civis fazem um protesto, na tarde desta quarta-feira (14/9), em frente ao prédio da Direção Geral da corporação, ao lado do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Eles cobram uma posição mais formal do diretor geral, Eric Seba, em defesa da categoria, que exige isonomia salarial com a Polícia Federal (PF).

Leia mais notícias em Cidades

Os manifestantes exigem reajuste de 37%, o mesmo conquistado pelos colegas da PF, e colocaram faixas foram na entrada do complexo e, também, do lado de dentro, questionando o ;sucateamento da PCDF;. A manifestação não trouxe impacto ao trânsito na região.

O Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), Rodrigo Franco lembra que, entre as reivindicações, estão a publicação das normas que regulamentam a remoção dos servidores, a manutenção de plantões e postos de identificação com no mínimo três policiais e principalmente, a adequação do horário de funcionamento do plantão apenas quando houver agentes e delegados de polícia nas unidades.

[SAIBAMAIS]O presidente comenta que os números da criminalidade aumentam em razão da falta de policiais nas unidades. ;Há 23 anos o efetivo da polícia civil não cresce. Agora, criaram delegacias e não contrataram mais gente;, reclama. Para o policial civil aposentado José Carlos Saraiva, a manifestação de hoje pode surtir efeitos. ;Entendemos que greve não resolve a nossa situação. Decidimos exercer nossas funções de categoria determinadas por lei;.

Para o aposentado, o efetivo de policiais nas delegacias impede um trabalho adequado. ;Algumas delegacias ficam com apenas quatro agentes de polícia e isso é algo inconcebível;, completa. Em razão da falta de efetivos, os policiais civis pretendem restringir os horários de atendimento para o período em que os delegados estão nas unidades, de 12h ás 19h.

Somente as centrais de flagrante ficarão abertas, além da 18; DP, segundo o sindicato dos delegados. ;Nosso sindicato cobra melhorias no atendimento. Hoje queremos entender o que a ordem de serviço de fechar as delegacias está falando, vamos conversar com os diretores hoje;, afirma Rodrigo Franco.

As unidades que funcionam como Centrais de Flagrante são a 1; DP (Asa Sul); 5; DP (área central de Brasília); 6; DP (Paranoá); 13; DP (Sobradinho); 20; DP (Gama); 21; DP (Taguatinga Sul); 23; DP (Setor P Sul - Ceilândia) e Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação