postado em 14/09/2016 18:49
Atividade econômica no Distrito Federal caiu 1,9% no segundo semestre em comparação com o mesmo período de 2015. Os dados fazem parte do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon/DF), divulgado nesta semana pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), junto ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo a agosto deste ano. Segundo o Idecon/DF, os três grandes setores da economia nacional apresentaram recuos nos desempenhos: Indústria (-3,0%), Agropecuaria (-2,0%) e Serviços (-1,9%). Porém, a redução geral em Brasília mostrou-se menor do que a do Brasil, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assinalou contração de 3,8% no PIB trimestral do mesmo período.
Segundo o presidente da Codeplan, a estabilidade da atividade econômica no DF, que em todas as pesquisas da Idecon mostrou pequenas alterações, acontece porque o setor que mais movimenta a economia brasileira é o de Serviços, que varia pouco. ;Os números no DF estão oscilando nos últimos anos, mas ainda estamos em uma crise, a expectativa é que com a melhora da economia nacional, Brasília também volte a crescer como nos anos anteriores;, relata.
IPCA e INPC para Brasília
A inflação medida pelo IPCA/DF e INPC/DF registrou desaceleração em agosto. O IPCA/DF, índice oficial de inflação do país, registrou recessão de 0,25%, com recuo de 0.28 ponto percentual em relação a alta de 0,53 computada no mês de julho. Já o IPCA nacional contabilizou alta de 0,44%, ficando 0.08 ponto percentual menor que a alta de 0,52% registrada em julho de 2016.