Jornal Correio Braziliense

Cidades

Leitura labial ajuda PM de Unaí a salvar jovem sequestrada pelo namorado

Ela deixou o campus da UnB, em Ceilândia, sob domínio do rapaz. Policial conta ao Correio que ela "estava sendo ameaçada de morte"

Sequestrada pelo próprio namorado enquanto saía do campus da Universidade de Brasília (UnB) de Ceilândia, uma brasiliense foi salva graças à ação de um policial militar, que conseguiu fazer a leitura labial da jovem, de 19 anos. A moça já havia chegado a Unaí (MG), a 160km da capital, sob domínio do rapaz, quando o tenente Heitor Carneiro de Santoro notou que ela estava em perigo.

Ao Correio, o tenente Santoro explicou como identificou o problema, ocorrido na última terça-feira (20/9). O carro havia sido parado aleatoriamente, em uma blitz, e o policial, um dos responsáveis pela operação, viu que a passageira agia de forma estranha. Ao olhar mais atentamente para a jovem, o PM entendeu que se tratava de um sequestro: "Ela dizia bem discretamente: ;Me ajuda;".



Longe do agressor, a jovem contou que o homem era seu namorado e que teria a sequestrado quando ela saía da aula. "Ela disse que estava sendo ameaçada de morte", lembra Santoro.

Segundo consta no Histórico de Ocorrência, a Polícia Militar prendeu em flagrante Israel Ribeiro de Andrade, 44 anos, e, junto com ele, um facão, que estaria sendo usado para ameaçar a namorada. "Ela me agradeceu muito. Disse que estava muito feliz com a nossa ação", conta Santoro.

Israel foi e, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, deve responder em juízo, por ameaça e sequestro. "Sensação de dever cumprido", destacou o policial.