Jornal Correio Braziliense

Cidades

Longe das urnas, brasiliense assiste acirrada disputa a poucos quilômetros

No meio da briga por votos, os moradores de lá, que muitas vezes mantêm estreitas relações com os daqui, sofrem sem infraestrutura básica



Assim como em todos os municípios, Valparaíso sofre com a discrepância de um canto para outro. Em uma rua, asfalto. Na outra, terra. A diferença, às vezes, é vista em um mesmo bairro. A contadora Thaís Michele da Silva Marques, 33, sabe bem como é. Ela mora no Setor de Chácaras e diz que a rua dela é uma das únicas que não foram asfaltadas. A queixa maior, no entanto, é em relação à segurança. ;Aqui, os pontos de droga são muito descarados. Todo mundo sabe onde estão, mas ninguém faz nada. Eu, que tenho filhos, fico muito preocupada;, declara. Thaís ainda não escolheu em quem vai votar, mas alguns, já poderá tirar da lista. Três candidatos a vereador tiveram a candidatura impugnada, um deles por ser ficha suja.

Candidaturas
O Cartório Eleitoral de Valparaíso também contabilizou sete renúncias. Um processo de análise de candidatura ainda aguarda recurso da defesa. Já os quatro candidatos registrados para o Executivo ; Afrânio Pimentel (PR), Roberto Martins (PT), Iraquitan (PCdoB) e Pabio Mossoró (PSDB) ; tiveram o registro validado e continuam na disputa. O prazo para essa definição acaboou no último dia 12.

Em Luziânia, o número de candidatos a prefeito caiu de quatro para três. O atual chefe do Executivo da cidade, Cristóvão Vaz Tormin (PSD), estava na corrida pela reeleição, mas teve a candidatura indeferida (leia na página 22). Vereadores são 325, de acordo com as informações do site das Eleições 2016. O Correio procurou o Fórum da cidade, o cartório eleitoral, mas não foi informado sobre a situação final das candidaturas e outras possíveis impugnações.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.