Cidades

Estudantes reclamam de demora no atendimento on-line do Passe Livre

De acordo com os usuários, o site pelo qual se faz o cadastramento e toda a comunicação com o órgão não emite respostas. Diretor-geral do DFTrans afirma que problemas são pontuais

postado em 26/09/2016 07:30
Alunos da rede particular do Distrito Federal que dependem do Passe Livre Estudantil para frequentar as aulas relataram problemas no acesso ao benefício e reclamam da demora para solucionar pendências referentes ao recadastramento obrigatório, lançado no início deste ano pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), órgão responsável por gerenciar o sistema. De acordo com os usuários, o site pelo qual se faz o cadastramento e toda a comunicação com o órgão não emite respostas e deixa quem precisa do serviço sem saber o que fazer.

Alguns relatam a diminuição do número de acessos. A universitária Andressa Guimarães, de 21 anos, diz que fica em ;desespero; principalmente no fim do mês, já que depende exclusivamente do cartão. ;É muito ruim você sair de casa apreensiva, pensando se vai conseguir passar o cartão nos ônibus;, reclama. Estudante de psicologia, Ellen Cristina, 21, diz que o cartão dela foi bloqueado mesmo com todos os documentos para atualização do cadastro entregues no prazo. ;Não recebi nenhum e-mail e, depois de meses, continuei não recebendo nenhum. Aguardei o término do recesso, em julho, quando fui orientada a fazer outro cadastro e esperar 30 dias úteis para aprovação e até hoje nada;.

Ello Romanin, 21, afirma que passou pelo processo de recadastramento e teve o cartão renovado, mas com menos acessos. Fez pelo site a solicitação para a extensão do número de vezes que precisa usar o cartão. ;Recebi a resposta do pedido após cinco dias e a solicitação foi recusada. Porém, no email constava anexos em nome de outro estudante e dados divergentes. Expliquei para que fossem mais atentos com relação a isso, pois foram vinculados dados pessoais de outra pessoa a mim;, conta. O aluno afirma que tentou enviar o e-mail por três vezes depois, mas sempre recebia uma mensagem automática, indicando que a ;caixa de correio do destinatário está cheia e não pode aceitar mensagens no momento;. ;Entrei novamente no site, para realizar o mesmo procedimento, já que foi recusado uma vez e simplesmente o site não carregava quando abria a guia de aumento de passes;.



Germana Gabriella, 21, que também é estudante do ensino superior, disse que, em junho, o DFTrans enviou um e-mail solicitando a busca do novo cartão. Ao utilizá-lo, viu que não passava em nenhuma das linhas que ela havia solicitado autorização. Ao buscar explicações foi informada de que o cartão havia sido duplicado e que estaria na lista de agendamento para emissão de um novo. Há quase três meses, ela tenta contato e diz que não recebeu mais respostas. ;Eu tenho custeado a passagem do meu bolso nesse período, inclusive registrei uma reclamação da ouvidora do GDF para ver se eles tomam alguma atitude;, afirma.

De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Leo Carlos Cruz, não há número suficiente de reclamações por parte dos estudantes de que o sistema não esteja respondendo ou solucionando os problemas. Segundo ele, há casos pontuais e que, quando identificados, ganham prioridade para que sejam resolvidos. Informou também que, em vários casos, os alunos não comparecem nos dias agendados, e por isso, voltam para a lista de espera.

Sobre o número de acesso, Leo Carlos afirma que foi adequado para a necessidade da maioria, e que a quantidade estabelecida é de 54 acessos, dando 4 acessos diários, conforme artigo 4; da Lei n; 4.462/2010 (Lei do Passe Livre Estudantil). Quem necessitar a extensão (o que corresponde de 5 a 7% dos estudantes), terá de comprovar pelo sistema e caso seja aprovado, terá o direito garantido.

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