Os catadores de materiais recicláveis receberam um novo incentivo, nesta quarta-feira (28/9). O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lançou o edital de licitação para a construção da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da Estrutural. A decisão foi divulgada em evento no auditório do Museu Nacional.
A iniciativa faz parte das ações do governo para o fechamento do aterro controlado no Jóquei. Segundo o planejamento, o espaço será composto por três centros de triagem e um de comercialização. Nos galpões serão realizados o manejo e a triagem do material da coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente realizará a capacitação dos catadores para a gestão administrativa, contábil e ambiental do local. De acordo com informações do GDF, mais de mil catadores serão beneficiados.
O contrato para execução das obras foi assinado, no dia 23 de agosto, pela Novacap, Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop). O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará R$ 23 milhões para a construção dos galpões. A concorrência para a realização das obras está marcada para o dia 27 de outubro. O prazo previsto de conclusão das obras é de 360 dias.