Cidades

Banda de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial ganha prêmio

Grupo 'Maluco Voador' usa a música como um elo de socialização. Pela iniciativa, acabou de ganhar um prêmio do Ministério da Saúde

Priscila Botelho - Especial para o Correio
postado em 29/09/2016 06:08

Grupo 'Maluco Voador' usa a música como um elo de socialização. Pela iniciativa, acabou de ganhar um prêmio do Ministério da Saúde


A banda Maluco Voador segue à risca o velho ditado: ;quem canta os males espanta;. Toda terça-feira, o grupo tem encontro marcado com a música e, no compasso da zabumba, coloca para fora toda a energia. Em círculo, os participantes cantam, dançam e tocam. Tudo com muita animação. Cada um traz um pouco de suas tradições. Alguns, mais ousados, entoam canções de autoria própria, como o Claudinei da Costa Jesus, 28 anos, que criou o Funk do Maluco Voador.


Formado por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial ; Caps II, do Paranoá, o grupo surgiu de uma oficina realizada no local. A iniciativa cresceu e ganhou até reconhecimento nacional. Ficou em primeiro lugar na categoria Produções Audiovisuais e Musicais do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde. ;Receber esse prêmio é a concretização de um sonho;, afirma Janaína Barcellos, 37 anos, supervisora administrativa do Caps II. A premiação será entregue em 10 de outubro, em Cuiabá, durante o 7; Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e da Saúde.

A ideia de usar a música como tratamento para pessoas com transtornos mentais partiu do psicólogo Filipe Braga, 29, e da própria Janaína Barcellos. Em 2012, a dupla decidiu criar um grupo de arte e cultura. A música foi escolhida como recurso alternativo para os pacientes. Inicialmente, as oficinas contavam apenas com as palmas e as batidas dos pés dos participantes para dar compasso às cantorias.

[VIDEO1]


O grupo busca explorar ritmos populares, como ciranda, coco e baião. Hoje, os integrantes contam com diversos instrumentos, a exemplo de agbê, ganzar, triângulo, pandeiro e zabumba ; todos doados ou comprados com o dinheiro dos próprios músicos. O talento da banda não fica restrito aos muros do Caps. A Maluco Voador costuma fazer shows por todo o Distrito Federal, com direito a cachê. O dinheiro é destinado aos integrantes da banda e à aquisição de novos instrumentos.
A oficina é aberta para toda a população. Hoje, conta com cerca de 15 participantes do Caps, além de familiares e voluntários, que, muitas vezes, juntam-se às aulas. ;A nossa proposta é fugir dos modelos tradicionais e trabalhar a autonomia, a autoestima e a capacidade de cada um;, explica Janaína.

Bons frutos

O motorista Manoel da Silva, 66, há dois anos, leva o filho Ronielle da Silva, 32, para participar da oficina. ;Meu filho fez tratamento em outros locais, mas sem sucesso. Ele era muito agressivo, fugia de casa e passava semanas desaparecido. Com esse projeto, eu vi muita diferença no comportamento dele;, declara.


Uma das pacientes mais antigas, Maria do Rosário dos Santos, 53, está na banda desde o início e aprova a iniciativa. ;Antes, eu vivia chorando e com depressão. A música e os remédios me dão equilíbrio. Adoro participar das oficinas e conviver com meus amigos. A música é minha vida.; De tão engajada com a Maluco Voador, Maria do Rosário foi escolhida pelos colegas para receber o prêmio em Cuiabá. ;Estou muito ansiosa, mas fiquei muito feliz ao saber que ia representar o grupo. A agradeço aos meus amigos por me escolherem.;


Além de usar a música como recurso terapêutico, o projeto chama a atenção para um novo modelo de tratamento. ;Não focamos na doença, o que queremos mostrar é que cada paciente é capaz de conviver na sociedade e ter uma vida normal. Queremos desconstruir aquela imagem de que pessoas com transtornos devem ficar isoladas.;, afirma Filipe Braga.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação