Cidades

Vídeo: coletivo de ioga promove retiro para interessados na prática milenar

Além de exercícios, alimentação saudável, meditação e um tributo ao precursor da filosofia no Brasil

Priscila Botelho - Especial para o Correio
postado em 30/09/2016 06:08

As professoras Andrea, Juliana e Thaís: aulas todos os sábados no Parque da Cidade


Aos sábados, a partir das 9h, elas estão no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. Com movimentos que parecem desafiar a gravidade, convidam os interessados a entrarem no mundo da ioga. Professoras da prática, Andrea Hughes, 34 anos, Juliana Sartori, 52, e Thaís Joy, 39, fazem parte do Coletivo Namaste. Este fim de semana, porém, elas trocarão o parque no centro de Brasília por uma área verde em Brazlândia. De hoje até domingo, promovem o Retiro de Yoga.

O primeiro tributo a Hermógenes Filho, precursor da ioga no Brasil, vai muito além das aulas de ioga. Contará também com meditação; alimentação saudável, baseada na dieta ovolactovegetariana; rodas de conhecimento e silêncio. O local escolhido é um ponto estratégico. Com cachoeiras e natureza típica do cerrado, o ambiente é propício à meditação. Para Juliana, que também é professora de educação física, o retiro é uma oportunidade única. ;Hermógenes é uma fonte de inspiração inesgotável. Ter a oportunidade de honrar o nosso mestre é fantástico;, declara.

[VIDEO1]

Conhecido como o homem que introduziu a ioga no país, o professor Hermógenes Filho considerava a técnica holística uma filosofia de vida. Aos 35 anos, depois de receber o diagnóstico de tuberculose e ser desenganado pelos médicos, encontrou, por acaso, livros sobre ioga. Começou, então, a praticar as ;poses;, escondido no banheiro. Logo, apresentou melhoras na saúde e buscou mais informações sobre o assunto. Tornou-se adepto da prática indiana e uma referência na literatura ; publicou mais de 30 livros sobre o tema, incluindo Saúde plena com yogoterapia, no qual relata 65 casos de cura com a técnica natural.

Thaís Joy destaca a importância do pioneiro para a ioga no Brasil. ;Se não fosse por ele, não estaríamos aqui. Precisamos manter essa chama acesa e propagar os ensinamentos dele;, ressalta. O Retiro de Yoga foi idealizado pelo neto de Hermógenes, Thiago Leão, ao lado do Coletivo Namaste. Thiago, as professoras do coletivo e a instrutora Maria Luiza Leão Fonseca estarão à frente do evento (leia Programe-se). ;Fazer uma homenagem como esta é continuar propagando os ensinamentos do meu avô;, afirma Leão.

A ioga ajuda no tratamento de insônia, estresse, nervosismo e até problemas físicos. Para fazer as aulas, não é preciso muito esforço. ;Se você respira, está apto a praticar;, garante Andrea Hughes. Podem participar do retiro pessoas das mais diversas idades, assim como ocorre nos encontros semanais no Parque da Cidade. Basta chegar ao local e, com uma contribuição espontânea de R$ 20, participar da aula, que tem duração de uma hora e é dividida em três partes, ministradas pelas três professoras do Coletivo Manaste.


Alimentação saudável

Os adeptos da dieta ovolactovegetariana não consomem nenhum tipo de carne. É permitida apenas a ingestão de alimentos de origem vegetal e alguns derivados de animais, como leite e ovos. A dieta ajuda na redução do colesterol e na prevenção de problemas cardíacos e do câncer.


Programe-se

; O retiro de ioga será realizado no espaço Paraíso na Terra, na Rodovia DF-220, km 4, em Brazlândia.

; Inclui hospedagem, roupa de cama e alimentação.

; O transporte fica por conta do próprio participante.

; O valor pelos três dias de evento é R$ 680.

; Mais informações: 99618- 5619.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação