Cidades

100 mil eleitores devem justificar o voto no Distrito Federal

postado em 01/10/2016 08:42
A lista de motivos para justificar a ausência nas urnas é extensa: trabalho, doença, viagem. Qualquer que seja a razão, o eleitor que estiver no Distrito Federal e não puder votar deve procurar um dos 11 postos de justificativa instalados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eles ficarão abertos, neste domingo (2/10), no mesmo horário da votação: das 8h às 17h.

Basta levar um documento oficial de identificação ; como carteira de identidade, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ;, além do número do título de eleitor. Quem não sabe ou esqueceu o número pode recuperar pelo site da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br).

Para agilizar o atendimento, o desembargador do TRE Romeu Gonzaga Neiva recomenda levar também o Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, que pode ser encontrado no site. ;É importante lembrar que o formulário deve ser assinado apenas na presença do mesário.;

A expectativa do tribunal é que 100 mil pessoas justifiquem os votos. Por isso, a dica é não deixar para a última hora, já que haverá 29 postos a menos este ano, em comparação com as eleições de 2014. Foram excluídas 17 localidades. ;Embora tenha havido uma redução do número de locais, aumentamos a capacidade de atendimento em cada um dos pontos;, diz o desembargador.

Quem não puder ir a nenhum dos postos poderá justificar a ausência depois da eleição, no cartório eleitoral, em até 60 dias a partir da data de cada um dos turnos. Ultrapassado esse prazo, é cobrada multa de R$ 3 a R$ 30. Os eleitores que não justificarem ficarão impedidos de tirar passaporte ou carteira de identidade, pegar empréstimo na Caixa Econômica Federal, se inscrever em concursos e assumir cargos públicos, entre outras sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação