O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) instalou 11 postos de justificativa de voto para os eleitores que estiverem na capital hoje. Os postos funcionarão das 8h às 17h. Mas, para evitar filas, é bom não deixar para a última hora, já que o número de postos diminuiu desde a última eleição, em 2014, quando contou com 29 a mais.
;O principal motivo da redução do quantitativo de postos se deve ao fato de que grande parte dos eleitores de outras Unidades da Federação transferiram suas inscrições eleitorais para o DF quando do recadastramento biométrico, realizado em 2013;, explica o desembargador do TRE Romeu Gonzaga Neiva. Apesar do corte no número de postos, ele garante que a capacidade de atendimento não será comprometida, já que ;as mesas receptoras de justificativas, que, em outros pleitos, contavam com duas urnas, agora contam com três;.
Para justificar a ausência, basta levar um documento oficial de identificação ; carteira de identidade, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ;-, e o número do título de eleitor, que pode ser conferido no site da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br), na aba eleitor.
O desembargador recomenda que os eleitores levem também, já preenchido, o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no mesmo site. É importante lembrar que a assinatura, no pé da página, só deve ser feita na presença do mesário, para que ele possa conferi-la.
A expectativa do TRE é que 100 mil eleitores precisem comparecer aos postos amanhã. Quem não puder poderá justificar depois da eleição, no cartório eleitoral, até 1; de dezembro (29 de dezembro, para o segundo turno). Depois desse prazo, é cobrada multa de R$ 3 a R$ 30.
Os eleitores que não justificarem ficarão impedidos de tirar passaporte ou carteira de identidade, de pegar empréstimo na Caixa Econômica Federal, inscrever-se em concursos e assumir cargos públicos, entre outras sanções. Quem faltar sem justificativa por três votações seguidas, sendo que cada turno é considerado uma votação, terá o título de eleitor suspenso.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.