Cidades

Eleições no Entorno do DF levam mais de 508 mil pessoas às urnas

O resultado representa um total de 83,41% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre 12 municípios, apenas três tiveram candidatos reeleitos

Rodolfo Costa , Otávio Augusto, Flávia Maia
postado em 02/10/2016 20:39

A população do Entorno do Distrito Federal compareceu em peso às urnas eletrônicas. Nas 12 cidades, 508.909 votaram neste domingo (2/10), de um eleitorado possível de 605.881 pessoas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que 83,99% dos eleitores exerceram o direito de voto.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Entre os candidatos a prefeito, o que venceu com a maior vantagem em relação aos concorrentes foi o Dr. Adolpho (PMDB), eleito por 86,04% dos eleitores de Santo Antônio do Descoberto. A vitória, enfim, encerra uma das campanhas mais conflituosas e tensas do Entorno, que foi marcada pela morte de duas pessoas ligadas à política no município. O novo chefe do Executivo municipal assumirá o posto de Itamar Lemes do Prado (PDT), que teve a candidatura indeferida por recurso.

A eleição mais curiosa ocorreu em Luziânia. Mesmo com a candidatura suspensa por decisão da Justiça Eleitoral, o atual prefeito, Cristovão (PSD), recebeu 39.660 votos. O resultado oficial, no entanto, coloca Marcelo Melo (PSDB) à frente da prefeitura. O tucano foi eleito por 38.942 pessoas.

Apenas em três municípios, os eleitores optaram por reeleger os atuais prefeitos. Em Águas Lindas, Hildo do Candango (PSDB) foi reeleito por 66,41% dos votos válidos. Em Padre Bernardo, Francisco Moura, conhecido como Claudiênio, foi escolhido por 53,46% para permanecer por mais quatro anos à frente da gestão da cidade. Em Cocalzinho de Goiás, Alair Gonçalves Ribeiro (PR) foi o mais votado por 46,46%, e também será mantido no próximo quadriênio. Confira na arte interativa os vencedores em cada município.

Entre os partidos, o PSDB foi o grande vencedor. Dos 12 municípios, a sigla teve prefeitos eleitos em cinco. O PMDB aparece logo atrás, tendo tido dois prefeitos escolhidos pelo eleitorado. PROS, PRTB, PSB, PPS e PR empataram com um candidato eleito, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação