Cidades

Grupo de entidades publica cartilha com serviços de cunho social

Batizado de Rede do Riacho em Ação conta com capítulos específicos para assistência social, cultura e meio ambiente, educação, dentre outros

postado em 04/10/2016 15:33
Integrantes da Rede Social de Riacho Fundo I elaboraram uma cartilha para divulgar órgãos, serviços e direitos que podem melhorar a qualidade de vida de moradores da cidade. Lançado neste sábado (1/10) e batizado de Rede do Riacho em Ação conta com capítulos específicos para assistência social, cultura e meio ambiente, educação, formação profissional, esporte, saúde, Justiça, segurança, combate à violência e direito dos idosos, em um total de 36 instituições que compõe a rede.

Leia mais notícias em Cidades

O guia de bolso conta, ainda, com um mapa com os pontos da cidade que oferecem cada um dos serviços. Interessados podem baixar a cartilha no site do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A assistente social Solange Félix, representante do Setor Psicossocial do Riacho Fundo, explica que as cartilhas também serão distribuídas pela Promotoria de Justiça e demais instituições que compõem a Rede do Riacho em Ação.

;A publicação é fruto do trabalho conjunto e servirá como instrumento de consulta para os usuários dos serviços prestados por esta rede, pois a maioria do público atendido não tem facilidade de acesso à internet. Além disso, será uma forma de divulgar as instituições públicas, privadas e as organizações não governamentais que atendem a comunidade do Riacho Fundo I;, explica Solange.

Um grupo de trabalho formado em reuniões a rede intersetorial de instituições presentes na cartilha ficou responsável pela elaboração do documento. O MPDFT foi responsável pela gestão das informações, diagramação e impressão do material. A cartilha apresenta à comunidade os órgãos e projetos públicos existentes na cidade, exemplificando-os com os tópicos ;O que faz;, ;Para quem; e ;Atendimento;, com endereço e telefone de contato das instituições.

Lançamento

Durante o lançamento, realizado na Praça Central do Riacho Fundo I, cerca de 300 pessoas usufruíram do serviço de instituições participantes da rede. Também foram oferecidas atividades para as crianças e sorteio de brindes para a comunidade. A Ouvidoria do MPDFT esteve presente para colher as manifestações dos cidadãos e mostrar que existe um canal de comunicação com a Instituição.

A Rede do Riacho em Ação foi criada em 2012. Ao longo dos anos, os atores sociais envolvidos vêm trabalhando de forma articulada, visando o fortalecimento interno, entre os entes participantes e a comunidade em geral. Patrícia de Souza, servidora da Promotoria do Riacho Fundo, destaca que ;o lançamento da cartilha proporciona um estreitamento de vínculo com a comunidade, fortalecendo a articulação da rede, uma vez que oferece aos moradores a possibilidade de ter informações, em um único local, de várias instituições que prestam serviços na região;, afirma Patrícia.

Com informações do MPDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação