Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF sobe 20 pontos em cálculo nacional com notas de escolas no Enem

Colégios particulares seguem na frente das escolas públicas


O secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho, reconhece que esperava um resultado melhor entre os colégios públicos, mas salienta que o foco da pasta é assegurar a qualidade do ensino para que os estudantes tenham acesso a universidades por meio da nota do exame. ;Diferentemente do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o propósito do Enem não é promover a avaliação de sistema, de escola. No formato em que está hoje, é um processo de seleção para as universidades brasileiras;, acrescenta (leia mais na página 23).

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A divulgação do Ideb, em setembro, mostrou que o DF também não avançou nessa avaliação. Nenhuma das metas para os ensinos fundamental e médio foram cumpridas. O secretário acredita que a solução para as duas questões está na reforma desta etapa do ensino, proposta no mês passado pelo governo federal. ;Não quero, com isso, minimizar o desempenho do DF, mas essa é mais uma evidência de que temos de mexer no ensino médio, porque, realmente, os resultados não nos deixam alegres;, afirma.


O Colégio Militar de Brasília (CMB) foi a instituição pública de ensino mais bem colocada na região e ocupa a 47; colocação no ranking nacional por escolas públicas. Para o diretor do centro de ensino, Alexandre da Hora, o resultado se deve, entre outros motivos, às aulas extras oferecidas durante a tarde, como astronomia, robótica, música, danças e esportes. A partir do segundo semestre de cada ano, os alunos têm, ainda, a opção de fazer um curso preparatório para o Enem, duas vezes por semana. ;A prova é um dos focos da escola, e o curso atrai muitos alunos. A boa posição no ranking é consequência desse esforço;, avalia o comandante.


Alunos do terceiro ano do ensino médio no CMB, Stéfanny Santos,19 anos, Sintyke Trentin,17, e Marcos Barbosa, 16, se sentem preparados para o Enem. Os três estudam na escola desde o 6; ano do ensino fundamental, quando ocorre seleção por meio de concurso, e consideram os educadores excelentes. ;Além de serem muito qualificados, quase todos têm mestrado ou doutorado. São muito atenciosos;, conta Sintyke. ;Essa proximidade faz toda a diferença, porque os professores nos tranquilizam. Isso ajuda no preparo emocional para a prova;, acredita Stéfanny. Outro ponto positivo da escola, na opinião deles, é a estrutura física. ;Não deixa nada a desejar às particulares;, garante Marcos.

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