Cidades

DF sobe 20 pontos em cálculo nacional com notas de escolas no Enem

Colégios particulares seguem na frente das escolas públicas

postado em 05/10/2016 06:00

Sintyke Trentin (E), Marcos Barbosa e Stéfanny Santos, do Colégio Militar de Brasília: elogios aos professores

Os estudantes do Distrito Federal ficaram com nota 20 pontos maior do que a média brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os alunos da capital do país alcançaram 546 pontos ; levando em consideração as cinco provas do teste e os resultados nas redes pública e privada ;, enquanto a média do Brasil foi de 525 ; em 2014, a nacional alcançou 516 pontos. O resultado também ficou pouco acima do registrado em Brasília em 2014 (545). Os centros particulares continuam a dominar o topo do ranking e, entre os públicos, os colégios militares seguem nas posições mais altas.


Três escolas de Brasília estão entre as 100 melhores do Brasil. O Colégio Olimpo ocupa o 11; lugar, e a unidade de Águas Claras, da mesma instituição, ficou em 44;. O Pódion aparece na 82; colocação. Os resultados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e incluíram quase 15 mil instituições de ensino em que estão matriculados os mais de 1,2 milhão de concluintes do ensino médio que participaram da prova no ano passado. No total, 185 escolas da capital federal tiveram o desempenho dos alunos divulgados (confira o ranking completo na página 22).


O secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho, reconhece que esperava um resultado melhor entre os colégios públicos, mas salienta que o foco da pasta é assegurar a qualidade do ensino para que os estudantes tenham acesso a universidades por meio da nota do exame. ;Diferentemente do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o propósito do Enem não é promover a avaliação de sistema, de escola. No formato em que está hoje, é um processo de seleção para as universidades brasileiras;, acrescenta (leia mais na página 23).

[VIDEO1]


A divulgação do Ideb, em setembro, mostrou que o DF também não avançou nessa avaliação. Nenhuma das metas para os ensinos fundamental e médio foram cumpridas. O secretário acredita que a solução para as duas questões está na reforma desta etapa do ensino, proposta no mês passado pelo governo federal. ;Não quero, com isso, minimizar o desempenho do DF, mas essa é mais uma evidência de que temos de mexer no ensino médio, porque, realmente, os resultados não nos deixam alegres;, afirma.


O Colégio Militar de Brasília (CMB) foi a instituição pública de ensino mais bem colocada na região e ocupa a 47; colocação no ranking nacional por escolas públicas. Para o diretor do centro de ensino, Alexandre da Hora, o resultado se deve, entre outros motivos, às aulas extras oferecidas durante a tarde, como astronomia, robótica, música, danças e esportes. A partir do segundo semestre de cada ano, os alunos têm, ainda, a opção de fazer um curso preparatório para o Enem, duas vezes por semana. ;A prova é um dos focos da escola, e o curso atrai muitos alunos. A boa posição no ranking é consequência desse esforço;, avalia o comandante.


Alunos do terceiro ano do ensino médio no CMB, Stéfanny Santos,19 anos, Sintyke Trentin,17, e Marcos Barbosa, 16, se sentem preparados para o Enem. Os três estudam na escola desde o 6; ano do ensino fundamental, quando ocorre seleção por meio de concurso, e consideram os educadores excelentes. ;Além de serem muito qualificados, quase todos têm mestrado ou doutorado. São muito atenciosos;, conta Sintyke. ;Essa proximidade faz toda a diferença, porque os professores nos tranquilizam. Isso ajuda no preparo emocional para a prova;, acredita Stéfanny. Outro ponto positivo da escola, na opinião deles, é a estrutura física. ;Não deixa nada a desejar às particulares;, garante Marcos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação