Cidades

Fiéis lotam Santuário São Francisco de Assis para pedir proteção aos bichos

O detalhe é que os animais não ficaram do lado de fora. Eles se tornaram a estrela da celebração

postado em 05/10/2016 06:10

Lorena, José Antônio e Kelly (acima, no sentido horário) se juntaram a outras dezenas de fiéis para que seus bichinhos de estimação recebessem a bênção do frei Bernardo, na 915 Norte


A comemoração do Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia, teve muito amor de todas as espécies, raças e cores. No Santuário na 915 Norte, a tradicional missa das 10h era orquestrada pelas palavras do frei Bernardo e, principalmente, pelos latidos dos convidados especiais. Os donos se emocionavam ao pedir intercessão pela saúde dos bichos. E as crianças também não ficaram de fora da festa. Na Escola Santo Antônio, na 911 Sul, os alunos da educação infantil até o 4; ano puderam levar os animais de estimação para a bênção antes de começar a aula. ;Todas as coisas da criação são filhas do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos os animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida;, essa é uma das frases mais conhecidas de São Francisco de Assis.

O servidor público José Antônio Caparé, 54 anos, participou da celebração pela primeira vez com o cachorro da raça pastor suíço. ;Todo ano, eu me programava e nunca dava certo. Hoje, tirei o dia de folga, passei no pet shop para ele tomar um banho e o trouxe. É muito emocionante participar. Pedimos a São Francisco que proteja sempre nossos animais. Só quem tem sabe o tamanho desse amor. Eles, sim, são companheiros;, conta emocionado. Otília Pontes tomou conhecimento da missa por meio da filha. Ela considera importante ter um dia do ano para levar a cachorrinha, que se encontra cega, para tomar a bênção. ;Acho superválida essa iniciativa porque é certo não deixarem cachorro participar da missa por questões de higiene. Mas saber que tem um lugar específico que aceita a presença deles é ótimo;, admite.

[VIDEO1]

O padroeiro costuma ser rogado pelos fiéis principalmente quando os bichinhos se encontram doentes ou perdidos. É o caso da veterinária Lorena Nichel, 28 anos. Ela tem sete cachorros, mas a Fiona ganha uma atenção maior. ;Ela veio de adoção com vários problemas de saúde, leishmaniose, precisou tirar um rim e, pelo menos uma vez no ano, dá um susto na gente. Mas hoje ela está bem e, por isso, trago a Fiona sempre que posso, para que São Francisco continue abençoando;, relata. Lorena acredita que deveria ter vários outras missas que aceitassem os animais pelo menos uma vez por mês. ;É interessante porque tem muita gente ligada à religião e à causa animal. Então, não deveria ser só na data comemorativa;, completa. A jornalista Kelly Simões, 38, se diz muito devota de São Francisco. Ela levou os quatro cães para a bênção. ;Todo ano, eu os trago para a bênção. Se eles ficam doentes, é para ele que peço proteção. Lá em casa todo mundo é apaixonado por cachorro e bichos em geral, crescemos assim e não poderia ser diferente;, declara.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação