Cidades

Palestra no auditório do Correio lança manual de leis de incentivos fiscais

O Manual do patrocinador ajuda empresas e realizadores a compreender melhor o sistema de doações e patrocínios a iniciativas culturais, esportivas e sociais

Alexandre de Paula
postado em 05/10/2016 14:05
O Manual do patrocinador ajuda empresas e realizadores a compreender melhor o sistema de doações e patrocínios a iniciativas culturais, esportivas e sociais
Em tempos de críticas e operações a leis de incentivo fiscais, como a Rouanet, compreender os mecanismos e o que pode ou não ser feito dentro de patrocínios e doações a iniciativas culturais, esportivas e sociais é fundamental. Ajudar empresas e realizadores a entender e identificar as oportunidades é a intenção do Manual do patrocinador, publicado pela editora Brasileira e lançado nesta quarta-feira (5/10) no auditório do Correio Braziliense.
Para o lançamento na capital, o evento recebeu o organizador do livro Pedro Saad e os advogados Aline Freitas e Roberto Drago Pelosi Jucá, que participaram da obra. Os três falaram sobre a segurança em patrocínios e doações com incentivo fiscal. ;Há um rigor muito grande por parte do estado, dos órgãos à Polícia Federal, mas é fundamental que as empresas também saibam o que fazer e que cuidados tomar;, explicou Aline.

A advogada salientou que, embora pareça difícil, por conta da complexidade, seguir à risca os mecanismos da lei, "é possível fazer patrocínio seguro e há procedimentos mínimos que podem dar muita segurança". Pedro Saad, por sua vez, ressaltou que o manual revela, de maneira simples, oportunidades e as formas de aproveitá-las com segurança. "Há, por exemplo, uma parte de perguntas e respostas que destaca, de forma didática, como fazer patrocínio seguro, como patrocinar mais e melhor", afirmou.

Acesso

Além das deduções fiscais, Jucá falou sobre a importância da legislação que regulamenta doações e patrocínios para democratizar o acesso da população à cultura e ao esporte, por exemplo. ;O que a cultura recebe hoje, por exemplo, é muito pouco diante da importância do nossa área cultural. E temos um déficit muito grande em nossa população, que não é falta de demanda, mas de oportunidades;, explicou.

Para as empresas, Jucá acredita que há muitas formas de patrocínio e doações que são subestimadas. ;Uma empresa que usa a Lei Rouanet, por exemplo, poderia também fazer doações a projetos esportivos ou sociais;, completou.

O Manual do patrocinador está disponível também para download gratuito em: www.manualdopatrocinador.com.br.

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