Cidades

CED 01, na Estrutural, tem pior desempenho no Enem, mas comemora resultado

Direção considera a classificação uma vitória dos alunos da Educação de Jovens e Adolescentes

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 05/10/2016 19:28

Escola com pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2015, o CED 01, na Estrutural, comemora a classificação. A instituição ficou em 185; lugar com a nota média de 458, contra 734 da melhor escola, a Olimpo, da Asa Sul. Entretanto, o resultado não desanimou os gestores, que já traçam novos métodos para preparar os alunos para a prova deste ano.

Leia mais notícias de Cidades

A direção considera a classificação uma vitória dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa como positiva a média. Isso porque a região sofre com a violência e a maioria dos estudantes trabalha e não têm condições de se dedicar totalmente aos estudos. ;Nossa escola só tem ensino médio no noturno. A maioria dos estudantes são trabalhadores, vem com uniforme. São cobradores de ônibus, catadores, motoristas que trabalham o dia todo e encaram as aulas de 19h às 23h;, explica o vice-diretor da instituição Celso Cavalcante.

Alunos e gestores traçam novos métodos para se preparar as provas deste ano

Para Celso, a forma com que o Enem avalia as instituições também precisa ser analisada. ;Essas provas não avaliam as peculiaridades das escolas, só o desenvolvimento dos alunos. Mas aqui, nossa comunidade é violenta, isso afasta os alunos. Além disso, a maioria deles não têm horário para estudar;, argumentou. Celso disse, ainda, que em algumas instituições os alunos se preparam no contra horário e fazem cursinhos. ;A própria carga horária de algumas escolas é diferente. Em ensino regular são mil horas anuais, no EJA são 800. Precisamos avaliar isso e as diferenças sociais também;, garantiu.

O gestor relata que os alunos da instituição tem um objetivo claro com o Enem: conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. ;O Enem é feito para alunos que desejam ingressar em universidade. Mas esse não é objetivo dos nossos estudantes. Eles querem adquirir o certificado de conclusão do ensino médio de maneira rápida. Muitos voltaram a estudar porque receberam ultimato no trabalho para adquirir o diploma ou desejam um emprego melhor;, argumentou.

No certame, é possível que pessoas maiores de 18 anos possam fazer o Enem apenas para obter os diplomas de ensinos fundamental e médio. Para isso, é necessário que o estudante atinja, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do exame nacional ; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias ; e 500 na redação.

O estudante Aldir Ferreira, 21 anos, morador da Estrutural, procurou EJA no CED 01 com objetivo de conseguir o certificado. Ele abandonou os estudos porque estava trabalhando muito quando estava no ensino regular. Desde 2015 tenta conseguir o certificado de conclusão, mas não conseguiu a nota suficiente no Enem. O estudante garante que atingiu as notas nos quatro cadernos, mas na redação foi insuficiente. ;Tirei 450. Foi por pouco. Mas esse ano acredito que vou conseguir. O professor de português está passando apenas redação como forma de avaliação e isso ajuda a treinar a escrita;, contou.

'Parei de estudar aos 14 anos para ajudar a família. Precisei recomeçar da primeira série'

Novata no certame, a estudante da instituição Raimunda Nonato, de 54 anos, voltou a estudar há três anos e pretende conquistar o certificado de ensino médio no Enem deste ano. ;Parei de estudar aos 14 anos para ajudar minha família. Comecei a trabalhar cedo. Precisei recomeçar da primeira série e, hoje, espero concluir em breve;, relatou a costureira.

A direção do CEF 01 aplica dois simulados do Enem ao longo do ano. Um junto com todas as escolas públicas e outro elaborado pelos próprios alunos. Raimunda fez o primeiro e ainda não viu a nota. ;A prova tem muitas questões. Eu fico cansada. Mas não tem coisa melhor do que sair de casa e estudar. Já estava me sentindo velha;, diverte-se.

Outro aluno da escola que fará a prova pela primeira vez é Jarbas Lourenço, de 39 anos. O professor de informática parou de estudar com 15 anos para trabalhar. De volta aos estudos desde o ano passado, quer fazer o Enem para entrar na universidade. ;Quero muito estudar programação de jogos e sei que para ter um emprego melhor preciso estudar;, defendeu.

DESEMPENHO
Na terça-feira, o Ministério da Educação divulgou os números do Enem por escola sobre o desempenho dos alunos e as características das instituições de ensino. Em 2015, apenas entre os concluintes do terceiro ano do ensino médio, participaram do exame 1.212.908 estudantes de 14.998 instituições de ensino.

Ranking 5 maiores escolas - Brasília

Olimpo
Olimpo de Águas Claras
Pódium
Galois
Sigma

Escolas do DF - Entre as 100 melhores instituições do Brasil

11; Lugar - Colégio Olimpo
44; Lugar - Colégio Olimpo de Águas Claras
82; Lugar - Pódium

Posição três melhores escolas Públicas do DF - ranking Brasil

967; Colégio Militar de Brasília
1.208; Colégio Militar Dom Pedro II
4.242; CEM Setor Leste

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação