A chuva que caiu na tarde desta quarta-feira causou uma série de problemas pelo Distrito Federal. Como de costume, quando chegam as precipitações, o trânsito para. Em Ceilândia e Águas Lindas (GO) duas escolas ficaram prejudicadas.
[VIDEO1]
As salas de aula da Escola Municipal Méd-Guão, no município goiano, ficaram totalmente alagadas. Na mesma instituição, a enxurrada provocada pela chuva derrubou o muro. A escola é frequentada por alunos de 4 a 10 anos.
Em Ceilândia, na Escola Classe 59, um pedaço da placa de fibra do teto caiu sobre a mesa de um dos estudantes. No momento, o menino havia acabado de mudar de lugar, fugindo de uma goteira. Esta escola abriga cerca de 605 alunos, de 4 a 12 anos, e foi construída de maneira provisória, há 27 anos.
[VIDEO2]
Em julho, a Justiça determinou a reconstrução imediata da instituição. Com a decisão, ficou proibida qualquer atividade escolar a partir do 2; semestre de 2016. Os alunos deveriam ter sido transferidos para outro colégio. O GDF, porém, entrou com recurso e o processo está correndo. Na época, laudos técnicos apontaram a deterioração do local e risco de acidentes.
O diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Samuel Fernandes esteve na Escola Classe 59 e alega que a unidade está em péssimas condições. Outras placas ameaçam cair. "Não adianta pequenos reparos. Essa escola precisa ser desocupada e reconstruída antes que aconteça uma tragédia;, defendeu.