Cidades

Israel Pinheiro é homenageado em mostra pelos 60 anos da Novacap

Para celebrar os 60 anos da Novacap, o Arquivo Público do DF preparou uma exposição em homenagem ao primeiro presidente da companhia, Israel Pinheiro. Mostra deve percorrer vários espaços públicos até o fim do ano

postado em 06/10/2016 06:10

Uma das fotos da exposição: Israel Pinheiro (à frente) durante a construção do Palácio da Alvorada

Quando Brasília ainda era um desejo, um projeto no papel e um descampado no centro do Brasil, uma nova empresa foi criada, pela Lei n; 2874, para que o plano se tornasse realidade. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) abriu as portas em 19 de setembro de 1956. Em comemoração aos 60 anos de história, a empresa decidiu homenagear uma pessoa essencial para a formação da instituição e para a construção da capital: Israel Pinheiro, o primeiro presidente da Novacap.

A sede da Novacap receberá, até 14 de outubro, uma exposição em homenagem a Israel, organizada pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), . A mostra é composta por 10 painéis com 30 fotos de acervo sda família, do Fundo da Novacap e da Fundação João Pinheiro. As imagens contam a trajetória do também primeiro prefeito de Brasília.

Apontado na mostra como ;o grande condutor da construção de Brasília;, Israel Pinheiro aparece à frente das primeiras obras da cidade, assim como ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, do ex-presidente Juscelino Kubitschek e de chefes de Estado que visitaram a capital em seus primeiros anos de existência.

Engenheiro de formação, renunciou ao mandato de deputado federal após ser convidado por JK para enfrentar o desafio de erguer a capital de um país em apenas três anos. E o fez com destreza. Pinheiro ficou responsável por toda a parte de infraestrutura da construção de Brasília ; de rede de esgoto, telecomunicações, iluminação e toda a edificação da cidade, tudo estava sob responsabilidade dele.

Em campo
Elias Manoel da Silva, historiador e diretor de Pesquisa de Fusão e Acesso do Arquivo Público, que realizou o estudo detalhado da vida do engenheiro e possibilitou a produção que está exposta, fala da vida de Israel com grande admiração e destaca a importância histórica que ele tem para Brasília. ;Israel se transferiu para o campo de trabalho. Ele não ficou na antiga capital, administrando a obra de longe, mas pisou no chão de barro do Planalto Central. Ele estava ali no dia a dia, ao lado dos candangos. É ousado falar isso, mas Juscelino Kubitschek foi o motivador político e fundador da cidade, mas Israel Pinheiro foi o verdadeiro construtor.;

Para a Novacap, a importância do engenheiro não se destaca apenas por ter sido o primeiro presidente, mas também pelo caráter e coragem que tinha. A forma como trabalhava nos anos 1960 inspira pessoas até hoje na instituição. O atual presidente da empresa, Júlio Menegotto, confirma e destaca a determinação do engenheiro. ;A história de Israel Pinheiro se mistura com a da Novacap. Ele construiu Brasília em 1.309 dias corridos. Foi extremamente competente para cumprir esse prazo. Nós nos orgulhamos do compromisso que Israel teve com a empresa. Ele cumpriu a missão que lhe foi confiada. Fora que, pelo relato histórico, é descrito como uma pessoa muito correta. Saber que a companhia começou nessa linha nos inspira.;

A exposição deverá passar por outros espaços públicos do Distrito Federal até o fim do mês. Os lugares ainda estão sendo definidos, mas os organizadores têm propostas de vários locais que querem receber a exposição. Está previsto que passe por vários pontos importantes da cidade até o começo do ano que vem.

Um presente

O diretor Elias Manoel da Silva conta que a exposição tem dois significados. Primeiramente, foi um presente do Arquivo Público do DF, que por muitos anos funcionou dentro da Novacap, para a companhia. ;Por conta do aniversário de 60 anos da empresa, os funcionários do ArPDF quiseram dar algo importante para quem os recebeu tão bem.; Além disso, para Elias Manoel, a gratidão vai além do espaço emprestado, pois a Novacap doou o primeiro acervo do arquivo. ;O Arquivo Público é o responsável por cuidar de toda a memória da capital brasileira. A contribuição da Novacap para essa preservação é muito relevante;, afirma.

Programe-se

Israel Pinheiro ; o homem que dirigiu a construção de Brasília


A exposição está aberta ao público até 14 de outubro, das 8h às 18h.
Local: sede da Novacap ; Setor de Áreas Públicas, Lote B, s/n ; SIA Sul, Guará.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação