Cidades

Drogas, 93 celulares e armas são apreendidos em cadeia do DF

Apreensão foi recorde, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 07/10/2016 21:30

Apreensão foi recorde, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Paz SocialDurante a madrugada desta sexta-feira (7/10), uma operação sigilosa de agentes penitenciários do Centro de Progressão Penitenciária do DF (CPP) apreendeu 93 celulares, além de 500 gramas de maconha, crack, cocaína, uma faca e outras armas brancas. O presídio fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, esta é a maior apreensão do tipo na história do DF. Ao todo, cem agentes de atividades penitenciárias participaram da ação.

Leia mais noticías de Cidades

A CPP trata-se de uma unidade que abriga detentos em regime semi-aberto. Por isso, os muros são mais baixos e a estrutura da penitenciária, em si, é diferente da Papuda, por exemplo, que funciona como regime fechado. Por conta disso, a entrada desses objetos é mais fácil, segundo a Secretária de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal, Márcia Alencar.

A unidade tem 1.567 presos, sendo que, desses, 757 trabalham externamente. Todos os dias, ao concluir o expediente, eles são vistoriados. "Essas operações acontecem de forma costumeira. Elas têm um efeito surpresa, porque nós queremos demonstrar que somos um estado vigilante e estamos evitando que células do crime organizado se instalem dentro do presídio;, explicou a secretária.

Não há um levantamento de quantos presos sofrerão punições disciplinares. ;Essas punições podem depender de acordo com o agravante. Os presos envolvidos serão submetidos à Vara de Execução Penal (VEP) e correm o risco de regredir de regime, por exemplo;, relatou Márcia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação