Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dia das Crianças: especialistas alertam para os perigos do consumismo

Solução é usar a criatividade e buscar alternativas para que os pequenos compreendam os limites na hora de comprar

Walter acredita que os brinquedos têm importância fundamental na formação pedagógica e que, em vez de comprarem produtos de marca, vinculados a personagens, os pais deveriam ser criativos e optar por presentes que atendem a necessidades. Esse é o caso da assessora parlamentar Débora Ferreira, 32, mãe de Lucas Leite, 9. Para ela, priorizar os momentos em família é algo que sobressai qualquer tipo de consumismo. Débora direciona gastos para atividades de lazer, como cinema, teatro e idas ao parque. ;Desde cedo, eu e o meu marido ensinamos o Lucas que o importante é estarmos todos juntos. Hoje, ele prefere que gastemos dinheiro com atividades com que possamos nos divertir durante os fins de semana;, conta.

A assessora admite que, apesar de ser uma necessidade dos pais atender aos desejos do filho, Lucas precisa entender que não se pode ter tudo. ;Preferimos dar ao Lucas em atividades pequenas, e achamos que isso nos dá mais retorno do que quando o presenteamos com coisas caras;, avalia. Ela e o companheiro, Júnior Leite, 35, não chegam a falar de valores com o filho, mas também não gastam com presentes fora de hora. A mãe conta que, quando o menino quer um presente, ela tenta ser criativa. ;Tento surpreendê-lo. Quando ele pede uma chuteira e já tem muitas, por exemplo, invisto em uma chuteira para mim. Assim, podemos fazer algo juntos;, valoriza. O casal acredita que recordações são presentes para a vida e para o caráter e tentam, todos os dias, passar isso para o filho.

Valores
Apesar da conscientização de muitos pais, os pesquisadores da Brasilcon se mostram preocupados com a publicidade infantil. Para eles, ela ocorre expressamente e subliminarmente, vinda de uma indústria pesada, que transforma a infância dos pequenos em algo desvinculado das tradições familiares e brasileiras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .