Cidades

Programas gratuitos agitam o dia das crianças e da padroeira no DF

No dia em que as crianças e a padroeira do Distrito Federal são celebradas , há várias opções para a garotada e os fiéis

postado em 12/10/2016 07:00
No dia em que as crianças e a padroeira do Distrito Federal são celebradas , há várias opções para a garotada e os fiéisPara quem vai ficar na capital durante o feriado, opções de lazer não faltam. De teatro infantil a piquenique, de contação de histórias a oficinas voltadas para os pequenos, há programações para todos os gostos e idades. E o que é melhor: gratuitas (veja quadro). Mas não só as crianças têm comemoração garantida. Para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, os fiéis se reúnem durante todo o dia na Esplanada dos Ministérios.

Logo cedo, às 8h, será celebrada a missa das crianças, na Catedral Metropolitana de Brasília. Ao longo do dia, brincadeiras em homenagem à garotada, além de momentos de oração, fazem parte da programação. No fim da tarde, o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, nomeado cardeal no último domingo pelo papa Francisco, presidirá a celebração da missa da padroeira, que terminará com uma procissão pela Esplanada.

Leia mais notícias em Cidades

Além da programação especial dedicada aos pequenos, tradicionais pontos turísticos da cidade estarão de portas abertas. Para quem preferir curtir o feriado perto da natureza, o Parque Nacional de Brasília funcionará das 8h às 16h, assim como o zoológico, das 9h às 17h, o Jardim Botânico, das 9h às 17h, e o Parque Ecológico Dom Bosco, das 6h às 20h. Outros pontos turísticos, como a Torre de TV Digital, o Centro Cultural Três Poderes, o Catetinho e a Casa do Cantador, em Ceilândia, são boas opções de diversão.

Serviços
; Para não atrapalhar a diversão, é bom ficar atento ao horário do transporte público, que funciona hoje como nos dias de domingo, ou seja, com apenas 40% da frota (leia O que abre e o que fecha). O comércio ; assim como os shoppings ; deverá estar de portas abertas. Bancos, ambulatórios e centros de saúde, porém, permanecerão fechados durante todo o dia.

A programação

Confira o que há na cidade para a criançada aproveitar o seu dia. Os religiosos também contam com celebração especial.

Para a criançada

Picnik
O famoso evento contará com espaço infantil para alegrar a tarde do Dia das Crianças. O espaço oferecerá aulas de acrobacia, workshops de música, brincadeiras de rua, confecção de flip book e oficina faça você mesmo de foguete.
A que horas? Das 12h às 22h.
Onde? Parque da Cidade, Estacionamento 4.

Mágica e show de princesas
O Alameda Shopping está com uma programação especial para a criançada hoje. Terá show de mágica com o Tio André, o espetáculo o Show das Princesas e entrada para o Planeta Imaginário, com sessão de fotos.
A que horas? Às 15h.
Onde? Alameda Shopping (CSB 2, Lotes 1/4, Taguatinga Sul).

Pontão
Para comemorar o dia em grande estilo, o Pontão oferece brinquedos infláveis, pula-pula, pintura de rosto, barraquinha de algodão-doce, criação de balões, oficinas de cupcake, reciclagem e máscaras e shows com Txutxucão e 3 ratinhos.
A que horas? Das 11h às 18h.
Onde? Pontão do Lago Sul (SHIS, QL 10, Lotes 1/33).

Musical
No Dia das Crianças, o JK Shopping recebe um musical gratuito, que promete emocionar e divertir adultos e crianças. Shrek, o musical, estrelado pela Cia Néia e Nando. Além disso, a criançada vai poder aproveitar um teatro de fantoches, pintura de rosto, distribuição de balão na vareta, entrega de pipoca e algodão-doce e participação de personagens caracterizados.
A que horas? Às 14h.
Onde? JK Shopping (Avenida Hélio Prates, QNM 34)

CCBB
Em comemoração ao aniversário do CCBB e ao Dia das Crianças, serão oferecidas diversas atividades, como oficinas de discotecagem e capas de vinil, show de circo, disco baby e brinquedos. Além disso, o evento contará com uma praça de alimentação de food trucks.
A que horas? Das 9h às 21h
Onde? Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, SCES Trecho 2)

Espaço Arte
A Escola de Música e Desenvolvimento Humano da Asa Norte promove oficinas de artes plásticas na Praça Central do Pátio Brasil. Serão oferecidas aulas de dança (como street, ballet, dança contemporânea e jazz), peças teatrais, aulas de violão, teclado, flauta e de canto, espaço de pintura e oficinas de pontilhismo, cubismo em desenho, bonecos de balão e arte com sucata.
A que horas? Das 14h às 20h10
Onde? Pátio Brasil Shopping.
Classificação indicativa: 3 a 12 anos.

Vida por Vida
A comunidade Vida por Vida comemorará o Dia das Crianças com rua de lazer aberta a todos, pula-pula, doces, brinquedos, recreadores e várias outras atrações para proporcionar uma grande tarde em família.
A que horas? Das 14h às 20h.
Onde? Comunidade Vida por Vida (AR 22, Conjunto 4, Lote 1, Sobradinho)

Contação de história
O Boulevard Shopping contará com diversas atividades, como contação de histórias, show de mágica, pintura de rosto e escultura de balões.
A que horas? Das 15h às 18h.
Onde? Boulevard Shopping
(Asa Norte).

Criança sendo criança
O Grupo Coletiva organizará um evento em comemoração ao Dia das Crianças com tudo de que elas mais gostam: brincadeiras, cama elástica, contação de história, mesa de robótica, espetáculo de palhaços, pintura de rosto, Bandinha Coletiva e comidas.
A que horas? Das 14h às 18h30.
Onde? Coletiva (QNN 22, Conjunto O, Casa 43A, Ceilândia).

Casa Crayola
Os pequenos poderão se divertir na Casa Crayola ; Um mundo de cor e criatividade, que estará disponível no ParkShopping até 16 de outubro. O local contará com várias atrações, como espaço giz para calçada, painel dos sonhos, espaço giz de cera e canetinhas, espaço color wonder, espaço projetor crayola e muitos outros.
A que horas? Das 11h às 21h.
Onde? ParkShopping.
Classificação indicativa: de 1 a 12 anos.

Zoológico
O Zoo de Brasília oferecerá, além dos tradicionais passeios, dos grandes felinos e do Museu de Ciências Naturais, oficinas, peças de teatro, exposições e jogos.
A que horas? Das 9h às 17h.
Onde? Zoológico de Brasília

Para os religiosos

Festa de Nossa Senhora Aparecida
A Catedral de Brasília terá uma programação especial hoje para comemorar o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. O evento contará com missa das crianças, festival de sorvete, brinquedos infláveis, oração do ofício de Nossa Senhora, Santo Terço, homenagem dos jovens à Nossa Senhora, missa solene e procissão de velas.
A que horas? Das 8h às 18h30.
Onde? Catedral Metropolitana de Brasília
O que abre e o que fecha

Transporte
Os ônibus circulam nos horários de domingo, ou seja, com 40% da frota. O metrô funciona das 7h às 19h.

Na Hora
Nenhuma unidade funcionará.

Detran
Não funciona durante o feriado.

Segurança
A 31; Delegacia de Polícia (Planaltina), a 13; DP (Sobradinho) e a 18; DP (Brazlândia) funcionam em regime de plantão. As demais abrem normalmente.

Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as emergências de hospitais estarão abertas normalmente. Ambulatórios e centros de saúde ficarão fechados.

Shoppings populares
A unidade de Ceilândia (QNN 11, Lote 3, Área Especial) abre normalmente, das 8h às 18h. Já a de Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária, ficará fechada.

Bancos
As agências bancárias estão fechadas hoje, mas o atendimento nos caixas rápidos pode ser feito normalmente.

Comércio
De acordo com a convenção coletiva de trabalho do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), o comércio do DF abre hoje.

Shoppings
De acordo com o Sindivarejista, as lojas dos shoppings também funcionam.

A santa negra
A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias.
O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba e o povo da localidade resolveu fazer uma festa. Três pescadores lançaram as redes no rio. Naquela época, meados de outubro, porém, não era tempo de peixes. Rezaram, então, pela proteção e bênção da Virgem Maria para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas, eles pescaram uma imagem. Depois disso, o barco se encheu de peixes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação