Cidades

Responsável por mapear o planalto central, Comissão Crus é tema de mostra

Exposição no Parque Nacional de Brasília mostrará 22 imagens entre fotos e documentos elaborados pela Comissão Cruls

postado em 17/10/2016 15:28
Exposição sobre a Comissão Cruls faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Responsáveis por mapear o Planalto Central no fim do século XIX, a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, também conhecida como Comissão Cruls é tema de exposição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Parque Nacional de Brasília. A expectativa é que, pelo menos de 500 alunos da rede pública visitem a mostra, que começa às 9h desta terça-feira (18/10).

Leia mais notícias em Cidades

Estarão em exibição 22 imagens entre fotos e mapas do final do século XIX, em oito painéis que contam a história da Comissão Exploradora. A exposição é carregada de simbologia, e conta como Luiz Cruls, astrônomo belga, com 21 cientistas estiveram na região onde seria a capital do Brasil, para realizar estudos aprofundados. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou nesta segunda-feira (17/10).

A escolha do Parque Nacional não foi por acaso. O Parque foi o local onde a segunda comissão, a Comissão de Estudos da Nova Capital da União ficou acampada entre 1894 e 1895. Com o tema ;Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, Antecedentes de Brasília ; Junho de 1892 a janeiro de 1893;, a exposição é uma realização do Arquivo Público do Distrito Federal.

A cruzada

A Missão Cruls, que ganhou esse nome por ter sido comandada pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls, completa 122 anos em 2016. O geógrafo demarcou 14,4 mil quilômetros quadrados de terra. O quadrado onde seria instalada a capital foi batizada o Quadrilátero de Cruls.

Muito antes da chegada dos grandes urbanistas, os 21 europeus cruzaram o sertão e Cerrado no lombo de burros com o objetivo de estudar a região a pedido do governo brasileiro.

A história de aventura inspirou o livro Cruls: histórias e andanças do cientista que inspirou JK a fazer Brasília, do jornalista Jaime Sautchuk, em 2014.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação