Cidades

Brasília sedia encontro que discute direitos das crianças de 0 a 6 anos

Evento tem como tema 'Bebê, sujeito de direitos' e busca conscientizar a população sobre as prerrogativas das crianças de 0 a 6 anos

postado em 17/10/2016 22:29

Brasília sedia pela primeira vez, a Semana do Bebê. O evento tem como tema "Bebê sujeito de direitos" e busca conscientizar a população sobre as prerrogativas das crianças de 0 a 6 anos. A cerimônia de abertura será realizada na próxima segunda-feira (24/10) a partir das 8h30 no Cine Brasília com o filme O começo da vida, mas algumas atividades já podem ser acompanhadas a partir desta terça-feira (18/10).

Leia mais notícias de Cidades

;A Semana é importante para a conscientização das pessoas, porque é na primeira infância que surgem as oportunidades para o desenvolvimento do potencial cognitivo da criança;, segundo Perla Ribeiro, Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.

A atividade de inauguração será um debate sobre a primeira infância, a partir das 14h desta terça (18/10). O encontro será realizado no Centro de Apoio Casa Azul, na QN 315, conjunto F, lotes 1/4, em Samambaia. No sábado, a segunda atividade é uma carreata que começa ainda pela manhã, às 9h.

A carreata terá início no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade. Ocorrerá também, o chamado ;mamaço;, que é quando mães amamentam os respectivos filhos simultaneamente, no intuito de defender a alimentação dos pequenos como direito, a qualquer hora e em qualquer lugar. O mamaço é organizado pela Rede pela Humanização do Parto e Nascimento e pelas Doulas do Distrito Federal.

Segundo a subsecretaria, o DF possui um Plano Distrital pela primeira infância, além de um Projeto de Lei em processo de aprovação, que contou, inclusive, com a participação de crianças de 4 a 5 anos na construção. O Plano Distrital tem como metas garantir a saúde, segurança e educação , assim como o direito de brincar e de ter acesso à cultura, das crianças nessa faixa etária.

A Semana do Bebê termina no dia 28 de outubro. A programação está disponível no site da Secretaria de Estado e Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Saiba mais

A Semana do Bebê já ocorre no Rio Grande do Sul há 14 anos, e devido ao sucesso da campanha foi implementada em vários estados. Porém, esta é a primeira vez que o Distrito Federal sedia o evento.

Em 2010, a Semana recebeu apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Através desse apoio e do lançamento do ;Como realizar a Semana do Bebê em seu município; a campanha se espalhou pelos demais estados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação