Cidades

Igreja desaba e escolas ficam destelhadas após vendaval em Samambaia

Ao menos cinco escolas públicas e uma particular estão com as aulas suspensas por conta dos estragos. Parte das paredes de uma igreja evangélica desabou após a ventania arrancar as telhas do local

Luiz Calcagno
postado em 20/10/2016 10:38

Havia 26 pessoas no templo no momento da ventania. Por sorte, ninguém se feriu. Quando os fiéis ouviram o barulho alto da ventania e perceberam que o local seria destelhado, correram para uma parte da construção que tem uma laje

O vendaval da noite desta quarta-feira (19) destelhou diversas escolas, derrubou muros e provocou o desabamento de uma igreja evangélica em Samambaia. Os fortes ventos em meio à chuva duraram de 5 a 8 minutos. Cerca de 1000 imóveis tiveram as telhas arrancadas e 21 mil ficaram sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros registrou cinco feridos.

Ao menos cinco escolas públicas e uma particular estão com as aulas suspensas por conta dos estragos. As Escolas Classe 317 e 419 foram destelhadas e interditadas pela Defesa Civil. Um eucalipto atingiu o Centro Educacional 619. O muro do Centro de Ensino Fundamental 519 desabou. No Centro de Ensino Ayrton Senna, além do muro ter caído, a ventania arrancou todo o telhado.

Leia mais notícias em Cidades

Já no Centro Integrado de Educação Infantil Nossa Senhora Mãe dos Homens, o muro veio abaixo e três salas foram invadidas pelas águas. Uma ficou completamente destelhada. Com isso, o estabelecimento, que atende 153 alunos de 2 a 4 anos, está com as atividades suspensas. ;Pela noite recebi ligações de alguns vizinhos e quando cheguei me deparei com a situação. Vamos contratar uma empresa para avaliar a estrutura e fazer os reparos necessários;, disse a diretora, Patrícia Almeida. Ela acredita que o retorno às atividades ocorrerá somente na próxima terça-feira (25).

[FOTO814303]

Na QR 425, o telhado e as paredes da Igreja Batista Nacional Boas Novas desabaram. Havia 26 pessoas no local. Por sorte, ninguém se feriu. Quando os fiéis ouviram o barulho alto da ventania e perceberam que o local seria destelhado, correram para uma parte da construção que tem uma laje. Pouco depois o restante do prédio veio abaixo. ;Foi um milagre ninguém ter se machucado;, disse uma testemunha. Três pessoas sofreram escoriações leves.

[SAIBAMAIS]Na QR 419, uma marcenaria foi totalmente destelhada. O proprietário, Sidnei barros, que mora aos fundos do galpão ouviu o barulho das telhas caindo e também se protegeu com a família na laje. As ocorrências se concentraram nas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425. O Corpo de Bombeiros fez 22 atendimentos emergenciais.

Sidnei relatou que, após colocar os familiares em segurança, correu para ajudar vizinhos. ;Ocorreu tudo muito rápido. Na hora, só tentei proteger minha família e buscar um lugar seguro. Também auxiliei vizinhos que tiveram casas destelhadas. Agora vamos limpar o local e, depois, avaliar o prejuízo;, afirmou o marceneiro. Entre os equipamentos da vítima da ventania há peças avaliadas em até R$ 30 mil.

"Nunca vi algo parecido"

Na QR 421, Conjunto 14 A, o professor Besariel Rodrigues, 45, estava fazendo os primeiros reparos na casa após o desastre. ;Na hora foi tudo muito rápido. Ouvi primeiro o barulho do vento, que estava muito forte e, em seguida, as telhas começaram a voar. Nunca vi algo parecido em Samambaia;, contou.

No Conjunto 2, uma árvore de aproximadamente 15 metros foi atingida por um raio e caiu, segundo moradores. Um carro foi atingido pelo espécime. Nas proximidades, a cena também era de devastação, com várias casas destelhadas. ;Estava no trabalho. Minha mulher me ligou, fiquei preocupado e vim logo para casa. Quando cheguei, a chuva já tinha passado e deixado toda essa destruição;, relatou um morador.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 21.551 imóveis ficaram sem energia elétrica na noite de quarta e madrugada de quinta. Na QR 419, quadra mais afetada, o vento derrubou cinco postes. Também há registro de mais postes e cabos de alta tensão danificados em outros pontos de Samambaia.

Funcionários da CEB trabalharam ao longo da noite de quarta e da madrugada de quinta. A companhia remanejou 32 equipes para atendimentos emergenciais e para a reconstrução das redes danificadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação